"Aplicativos permitem uma rápida transferência de arquivos entre aparelhos até de sistemas diferentes"
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleQuem convive diariamente com o compartilhamento de grandes arquivos já sabe que enviá-los por e-mail é algo impensável, já que o Gmail, o serviço mais famoso, só permite envios até 25MB, e vários outros também limitam muito o tamanho de um arquivo ou de um lote de arquivos a serem compartilhados.
Quem trabalha editando imagens e vídeos de alta resolução, por exemplo, ou quem trabalha em gráficas e precisa receber os arquivos com a melhor qualidade, acaba tendo que fazer uso de sites próprios para compartilhamentos de grandes arquivos, como o WeTransfer. Mas como fazer isso em dispositivos móveis como smartphones e tablets? Simples, hoje já há aplicativos que permitem que grandes arquivos sejam transferidos de celular para celular de forma bem mais rápida que pelo bluetooth, por exemplo.
Vale lembrar que esses serviços não usam os serviços de nuvem, como Dropbox e Google Drive.
O Shareit já possui mais de 400 milhões de usuários e é certamente um dos destaques nessa área. Ele pode usar a conexão Wi-fi para fazer o compartilhamento entre os aparelhos, assim como os dados móveis ou até o próprio bluetooth.
O aplicativo tem suporte não só a celulares e tablets, mas também a computadores com Windows 10, o que pode ser um ponto de vantagem em relação aos outros. Sua interface é bem simples e fácil de usar, e é possível selecionar vários arquivos de tipos diferentes para enviar ao mesmo tempo.
É necessário que tanto quem envia como quem recebe os arquivos esteja com o Shareit instalado em seu sistema operacional, e um diferencial dele é que também há como deixa-lo em português. O app é compatível com Android, iOs, Windows Phone, Windows 10 e Windows 10 mobile.
No Send Anywhere apenas dois aparelhos podem fazer o compartilhamento ao mesmo tempo, usando o padrão de segurança SSL, e é necessário parear os dispositivos através de uma senha. Como são apenas dois dispositivos, o processo acaba sendo mais rápido.
Com ele também é possível acessar a partir de diferentes dispositivos, e também com ou sem internet. Quem cria uma conta no serviço consegue gerenciar remotamente os aparelhos que foram registrados nela. Mas os criadores do serviço enfatizam a vantagem de nele ser possível enviar e receber arquivos sem a necessidade de criar uma conta, apenas ter o Send Anywhere instalado em seu dispositivo.
Este app nativo do Android utiliza a tecnologia Near Field Communication, diferente da ponto-a-ponto ou P2P (peer to peer) dos appps anteriores. Essa tecnologia, apesar de menos conhecida, existe em vários smartphones, e é usada ao se aproximar dois dispositivos fazendo uso da parte traseira de ambos.
O NFC, caso seu celular tenha a tecnologia, deve ser configurado na seção de “configurações” > “redes sem fio e outras” > “mais…”. Se ele não tiver essa tecnologia esses menus não estarão presentes. Depois é preciso marcar a caixa que aparece ao lado de NFC e também deixar selecionada a opção Android Beam.
Depois dessa ativação, que deve ser feita nos dois celulares, é preciso aproximar os celulares e depois abrir a pasta do arquivo ou o próprio arquivo. Aparecerá a tela de conexão entre os celulares e a partir daí o processo é intuitivo para enviar ou receber os arquivos. A tecnologia também é usada para fazer pagamentos com o celular, sem necessidade de cartões.
Aqui outro exemplo de aplicativo que funciona tanto para Android como para iOs, Windows e Mac. E permite o compartilhamento entre sistemas operacionais diferentes. Nele não há limite de tamanho de arquivos a serem compartilhados. Portanto, filmes e temporadas inteiras de séries, por exemplo, seriam mais facilmente compartilhados.
Assim como alguns anteriores, funciona no P2P e permite um rápido compartilhamento de arquivos de um PC para um celular, de um celular para uma Smart TV, de celular para celular, e assim por diante. Aceita vários tipos de arquivo, inclusive os arquivos zipados.
No Superbeam é possível fazer a transferência tanto através do Wifi como do NFC, e essa versatilidade pode ser uma vantagem para o usuário. Ele não exige, como alguns dos anteriores, que os aparelhos estejam conectados na mesma rede de Wi-fi. O prório app cria uma rede própria usando a conexão com outras redes.
Uma boa opção nele é compartilhar os arquivos através de QR Code, assim como é feito para usar o Whatsapp Web. O dispositivo a enviar os arquivos cria uma QR Code e o segundo apenas faz a leitura e a transferência começa. A leitura é feita pelo próprio aplicativo.
O SuperBeam está disponível para Android, iOS, Windows, Linux e Mac.
Tecnologia antiga
Se você já está acostumado mesmo com os e-mails e com o compartilhamento entre computadores, o WeTransfer pode ser uma boa, pois sempre foi bastante utilizado por quem faz transferências de grandes arquivos na internet. Nele é necessário fazer o upload e download dos arquivos, diferentemente do processo dos apps.
O usuário que envia deve entrar no site, fazer o upload, com o máximo de 2 GB por arquivo, e enviar o link gerado através de e-mail, diretamente pelo próprio site, por isso é necessário ter memorizado o e-mail do destinatário. A vantagem dele é que nenhum dos envolvidos nessa transferência precisa fazer instalação de nada, ou seja, de nenhum programa ou app.
Sem resultados
Reset