2 minutos de leitura
"Entenda o que o Snapchat tem de tão diferente que pode se dar ao luxo de recusar ofertas de compra bilionárias da Google e Facebook."
Índice
ToggleNa onda do compartilhamento de mensagens de texto e imagens, vários aplicativos acabam acumulando funções gerais para que as pessoas possam se comunicar instantaneamente. O Facebook Messenger, por exemplo, conecta-se diretamente à rede social mais usada do mundo e permite que sua lista de contatos inteira seja acessada de qualquer lugar com seu celular e tablet.
Sua interface, porém, é dedicada ao bate-papo virtual, e a estabelecer conversas mais longas, uma prática que acaba sendo melhor aproveitada em computadores pessoais ou em momentos que se pode parar tudo para escrever com mais calma.
Para conversas mais simples ou troca de imagens e fotos de momentos mais casuais, o Whatsapp acaba executando um trabalho decente, para alcançar esta conectividade entre pessoas.
Contudo, o caráter aberto dessa rede de mensagens de texto tem sido alvo de críticas após diversos escândalos de exposição de privacidade, pois o conteúdo gerado e compartilhado entre pessoas não possui nenhum controle pelo próprio aplicativo. Qualquer pessoa com fotos salvas em seu celular pode “recompartilhar” uma imagem pessoal de outra pessoa e nada pode ser feito para impedir isso.
Como fazer, então, para compartilhar os momentos felizes e suas mais incríveis experiências com seus amigos sem se preocupar com privacidade e com a preservação de sua imagem? A resposta está num aplicativo simples que engloba todos os conceitos de outros programas de compartilhamento de fotos e mensagens de texto e aposta na temporalidade do conteúdo gerado entre usuários: o Snapchat.
O Snapchat é um aplicativo voltado para pessoas que adoram postar fotos da balada, selfies (fotos de si mesma) e momentos únicos em viagens. Mas, apostando no conceito de “momento”, o Snapchat aposta no temporário, reproduzindo digitalmente o efeito de um breve momento da vida de uma pessoa.
Para isso, ele conta com um sistema especial de armazenamento em nuvem que não armazena permanentemente nenhum tipo de arquivo por muito tempo. Dessa maneira, quando você envia um Snap para um amigo ou grupo de contatos, ela só é acessível uma única vez por até 10 segundos. Isso mesmo, uma vez. Depois disso ela se torna indisponível.
Você pode escrever recados breves, fazer uma leve montagem no vídeo para dar um recado simples, numa legenda simples de ler, mas só. A menos que a outra pessoa se dê ao trabalho de tirar uma screenshot enquanto pressiona a tela para ver sua imagem ou vídeo, a mensagem não é mais acessível e ficará apenas na memória de quem viu.
Recentemente o Snapchat ficou sob os holofotes da mídia por conta do vazamento de informações de usuários através do seu serviço de busca. O que ocorreu na verdade foi um ataque em que se inseriam em larga escala números aleatórios de telefones para tentar encontrar perfis de pessoas contendo seu nome completo e email, podendo assim guardar seus telefones e nomes de login.
Isso não significa, contudo, que alguém teve acesso às suas fotos, já que nenhum Snap ou vídeo fica armazenado por mais de 24 horas nos servidores do Snapchat. A consequência mais imediata sobre o serviço foi o aumento do número de mensagens de Spam (propagandas enviadas em massa) para seus usuários. Nada que não possa ser resolvido alterando no App a opção de privacidade que limita o recebimento de Snaps apenas de seus Amigos na rede.
Mesmo assim, o reforço na segurança do serviço foi aumentado, e agora os usuários podem remover os telefones cadastrados em suas contas para evitar a exibição de suas informações em mecanismos de buscas do aplicativo.
Às vezes, aproveitar uma situação não é uma experiência apenas pessoal. Compartilhar uma bela paisagem, um encontro com uma pessoa numa festa, ou apenas uma situação engraçada torna a experiência até mais proveitosa por permitir que outras pessoas tenham a mesma visão que você.
Por isso o Snapchat anda fazendo tanto sucesso. Seu objetivo não é catalogar o dia a dia de uma pessoa, ou hospedar milhares de fotos desnecessárias na expectativa de uma experiência mais rica. Sua função é criar uma sensação de brevidade nos momentos passageiros da vida de cada um, para que se aprecie mais o tempo.
No results available
ResetSem resultados
Reset