Conheça 10 usos curiosos do Twitter.

"O universo de possibilidades que o Twitter oferece é ainda mais amplo, limitando-se somente à criatividade de entusiastas e programadores."

4ae73c9
Por Jean Carlos
05 jun, 2009

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

O Twitter, no auge de sua popularidade, não é usado apenas por usuários que contam o que estão fazendo em 140 caracteres. Seu uso se estende desde a interação de empresas com clientes e jornalismo cidadão até a disseminação de spams.

O universo de possibilidades que o Twitter oferece é ainda mais amplo, limitando-se somente à criatividade de entusiastas e programadores. Afinal, você já pensou em receber um aviso para regar sua planta pelo serviço de microblogging?

Este é só um exemplo. Veja 10 casos de usos curiosos do Twitter:

Bebê ativo e digital

Não basta ser coruja quando se fala em tecnologia. Um pai norte-americano criou, como tese na Universidade de Nova York, o dispositivo Kickbee, que identifica movimentos de um feto na barriga da mãe. O contato, antes privilégio materno, agora é traduzido em posts para o Twitter: “Eu chutei a mamãe” é a tradução literal do tweet.

Encontrar restaurante sobre rodas

Os moradores de Los Angeles e fãs dos quitutes do Korean BBQ Taco Truck certamente amam o Twitter do restaurante  de comida coreana sobre rodas. Afinal, é por meio da ferramenta que eles descobrem onde está o caminhão com seus pratos preferidos.

Localizar o gato

Um programador dono de dois gatos percebeu a astúcia dos amigos de seus bichanos, que aprenderam a comer a ração alheia em sua casa. Para resolver o problema, ele criou um dispositivo acoplado à porta que identifica, pelo RFID na coleira dos gatos, quando eles se aproximam, e um mecanismo abre a porta. Tudo isso está ligado a um software em um laptop, que envia uma mensagem e uma foto do ‘evento’ para o Twitter, usando também o TwitPic.

Pão quentinho

O perfil da padaria AlbionCafe, localizada no Reino Unido, é útil na medida certa. Ali, seus clientes sabem quando sai um pãozinho, baguete, bolo ou croissant do forno – assim dá tempo de correr e pedir o produto fresco ao padeiro.

Regar as plantas

Com o kit “Botanicalls Twitter Do it Yourself”, é possível se conectar às suas plantas pelo Twitter para saber se elas precisam de água. O projeto, que quer melhorar a comunicação entre plantas e humanos, lista os materiais necessários para estabelecer a conexão – se você conhecer um engenheiro para pedir ajuda, sorte a sua.

Disputa de torcidas

No dia de um jogo, o “Brasileirão” de tweets mostra qual time ganhou mais atenção no Twitter. A soma é feita de acordo com a tag variável #nomedotime. E quem ganhar mais usuários que usarem a tag com seu nome é o time vencedor.

Aprender a cozinhar

Como enviar a receita de um prato em apenas 140 caracteres? Resumindo, é claro – cada tweet é uma festa de abreviaturas. E não duvide, as tais ‘twicipes’, ou ‘twiceitas’ existem, e o perfil @cookbook é um ótimo exemplo.

Parar de fumar

A ferramenta Qwitter tem por objetivo ajudar os usuários que desejam parar de fumar. Com ela, os usuários do Twitter devem indicar quanto fumaram em um dia, além de poderem manter um diário pessoal.

Dicas de trânsito

Pessoas enviam posts pelo seu Twitter ou Pownce sobre pontos de tráfego em suas cidades para compartilhar a informação online. Como há poucos colaboradores, infelizmente o serviço ainda não funciona tão bem quanto poderia.

Literatura

Que tal ler “Ulisses”, de James Joyce, pelo Twitter? O @booktwo te permite esta façanha, publicando trechos do clássico. Além disso, o colunista do New York Times, David Pogue, usa o Twitter para fazer perguntas e reunir as melhores respostas no livro “The World According to Twitter”.

Quer mais? James Bridle usou o Twitter pra escrever um livro com 4.100 tweets, distribuídos em 270 páginas. E finalmente, o brasileiro Elmo Sellitti Rangel escreveu um romance com 60 ‘microcapítulos’ divulgados nos favoritos de seu Twitter.

Categorias

Comentários