Como saber se o seu dispositivo está infectado com um malware

"O malware é uma das maiores ameaças à segurança do seu computador, tablet e smartphone. Isso inclui vírus, spywares e outros softwares maliciosos que secretamente são instalados em seu dispositivo."

4ae73c9
Por Andre Alencar
16 ago, 2021

3 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

E uma vez instalado, os criminosos podem usá-lo para roubar suas informações confidenciais, enviar anúncios indesejados e tornar seu dispositivo vulnerável.

Nem sempre é óbvio quando seu computador, telefone ou tablet está infectado com um malware – embora haja alguns sinais de que seu dispositivo pode ter um vírus, worm, Trojan ou algum outro tipo de malware. 

Continue lendo para ver como você pode reconhecer malware.

Como reconhecer que meu dispositivo está infectado?

O seu laptop fica lento de repente? Seu telefone trava? Seu tablet exibe mensagens de erro repetidas? Se sim, então o seu dispositivo pode estar infectado com um malware. 

Outros sinais podem ser que seu dispositivo não desliga ou reinicia, não permite remover software, exibe muitos pop-ups e anúncios inadequados, usa um novo mecanismo de pesquisa padrão ou fica sem bateria mais rapidamente do que deveria.

Todos os programas que pretendem causar danos são conhecidos como malware. Embora a maioria se refira a esses programas como vírus, o malware existe em muitos outros tipos:

  • Vírus de computador: os vírus podem se espalhar de forma independente, fazendo cópias de si mesmos e se infiltrando em outros programas. Quando um programa de vírus é iniciado, ele se multiplica e interfere nas funções do seu computador, destrói dados, espiona o usuário ou até mesmo causa danos ao hardware.

  • Cavalo de Tróia: um trojan finge ser um aplicativo útil e seguro no início, para que possa acessar o sistema de um computador. Depois de instalados, eles executam ações prejudiciais que, em sua maioria, ficam ocultas do usuário – como monitorar o tráfego de dados de um computador, copiar informações ou arquivos e enviá-los ou instalar um novo software malicioso.

  • Spyware: sem o conhecimento do usuário, este software é utilizado para descobrir dados e registrar seu comportamento. As informações obtidas pelo spyware costumam ser usadas para exibir anúncios personalizados. (Como o adware e o spyware não causam danos diretos, eles se enquadram na categoria ‘greyware’).

  • Scareware: o objetivo do scareware é “assustar” o usuário, exibindo avisos falsos de que um malware foi detectado no computador do usuário. Se, ao mesmo tempo, um software pago for anunciado alegando ser capaz de remover esse malware, isso é conhecido como rogueware. Quando o usuário compra e instala esse software, geralmente aparecem mais malwares no computador.

  • Ransomware: o ransomware vai um passo além do scareware – ele bloqueia o acesso ao sistema operacional de um computador ou bloqueia arquivos importantes. Para o levantamento do bloqueio, o programa exige o pagamento do resgate.

Como o malware invade o seu dispositivo e como evitados? 

O malware pode entrar em seu dispositivo quando você abre ou baixa arquivos – como e-mails de phishing que o induzem a clicar em um link ou abrir um anexo, ou ao baixar coisas ilegais gratuitas como filmes, programas ou jogos. 

Com o malware instalado em seu dispositivo, os criminosos podem roubar informações pessoais, como nomes de usuário e senhas, números de contas bancárias e usar essas informações para cometer crimes de roubo de identidade.

Os golpistas tentam induzi-lo a clicar em links que baixam vírus, spyware e outros softwares indesejados – geralmente agregando-os a downloads gratuitos. 

Para evitar que malware seja instalado em seu dispositivo, primeiro você precisa instalar, atualizar e executar seu software de segurança regularmente e usar um firewall. 

Quando estiver online, preste atenção aos avisos de segurança do seu navegador e, em vez de clicar em links em um e-mail ou mensagem de texto, digite o URL do site confiável diretamente no navegador.

Você também pode proteger os dispositivos de spyware usando as principais VPNs do Chrome

Estritamente falando, não existe algo como “VPN para Chrome”, mas muitas VPNs têm uma extensão que permite controlar a VPN por meio de seu navegador – geralmente são totalmente gratuitos. 

Se você deseja acesso fácil aos sites que deseja, onde quer que esteja, eles são ótimas opções.

Como remover um malware que infectou meu dispositivo? 

Assim que você achar que tem malware em seu dispositivo, é importante que você pare de comprar, fazer transações bancárias e outras atividades online que envolvam nomes de usuário, senhas ou outras informações confidenciais. 

A próxima coisa a fazer é verificar se você possui um software de segurança instalado em seu dispositivo – se não, baixe-o. Certifique-se de que o software que você possui está atualizado e verifique se há malware em seu dispositivo.

Exclua tudo o que for identificado como um problema, reinicie seu dispositivo e execute a verificação novamente – apenas para ter certeza de que tudo está limpo.

Existem muitos programas diferentes de remoção de malware e antivírus no mercado – e a coisa boa é que nem sempre você precisará desembolsar uma grana. Muitos dos softwares são excelentes, confiáveis ??e gratuitos para ajudá-lo a se livrar dos vírus e malware rapidamente. 

 

Se de alguma forma você não conseguir remover tudo, é sempre recomendável levar seu dispositivo a um local de reparo profissional. Eles geralmente têm as ferramentas e utilitários para remover cada pequeno pedaço de malware e vírus com segurança.

Comentários