2 minutos de leitura

Como prolongar a vida útil da bateria do smartphone

4ae73c9
Por Redacao - Zigg
23 de outubro de 2022

"Mais 2% e a bateria do smartphone cairá, e ele foi carregado há menos de 10 horas. Ligamos para carregar antes de irmos para a cama e, no dia seguinte, o ciclo se repete. Assim, o dispositivo diminui gradualmente o tempo durante o qual pode suportar uma carga de 100%. Finalmente, ele começa a se […]"

Mais 2% e a bateria do smartphone cairá, e ele foi carregado há menos de 10 horas. Ligamos para carregar antes de irmos para a cama e, no dia seguinte, o ciclo se repete.

Assim, o dispositivo diminui gradualmente o tempo durante o qual pode suportar uma carga de 100%. Finalmente, ele começa a se desligar sozinho antes que o indicador sinalize que a última porcentagem da bateria foi usada.

Suas mãos estão atadas. Ou você precisa de um novo telefone, ou uma nova bateria, dependendo da marca do telefone. Mas eles também, mais cedo ou mais tarde, herdam o destino de seus predecessores.

Portanto, é hora de aprender algumas regras simples que ajudarão você a prolongar a vida útil da bateria e aproveitar por mais tempo seu smartphone.

Não deixe o dispositivo conectado se estiver 100% carregado

Quando o telefone é deixado para carregar por um longo período de tempo – por exemplo, durante a noite, é muito ruim para a bateria de íons de lítio do dispositivo. Em média, o tempo que leva para atingir 100% de carga é de cerca de 1,5 a 2 horas, o que é cerca de 3 a 6 vezes menos do que o tempo que você passa dormindo à noite. Isso causa estresse na bateria, o que, por sua vez, danifica a química colocada nela. Portanto, é melhor desconectar o dispositivo da rede quando estiver totalmente carregado. Isso funcionaria no smartphone como relaxar os músculos após um treino extenuante em humanos.

5396525339692cb52fa5dd23fdb4fb1d

Melhor não carregar totalmente

Na verdade, a bateria do seu dispositivo ficará ainda menos sobrecarregada se você não a carregar totalmente. Portanto, tente desconectá-lo antes que ele atinja os 100% estimados. A bateria de íons de lítio não precisa estar cheia, é até desejável que não esteja por causa do estresse constante da alta tensão. Parafraseando, ele se desgasta quando recebe a quantidade máxima de corrente e isso o desgasta mais rapidamente a longo prazo.

Carregue com frequência e pouco a pouco

Não importa o quão ilógico pareça para você, é melhor carregar a bateria um pouco de cada vez sempre que houver uma oportunidade. Acontece que esta é a melhor opção para carregar o smartphone, e é muito pior submetê-lo à “grande carga” quando está totalmente esgotado.

Melhor carregar seu telefone brevemente toda vez que o indicador do visor mostrar 10% abaixo. Se você sempre seguir esse conselho, no entanto, em algum momento você se tornará um escravo de sua técnica. Portanto, carregue-o sempre que puder, mas com a condição de não deixá-lo com valores de carga criticamente baixos e criticamente altos. Isso não apenas garantirá condições ideais de trabalho para a bateria de íons de lítio, mas também garantirá que você tenha um telefone constantemente carregado ao longo do dia.

É importante observar que cobrar por intervalos de tempo mais curtos melhorará drasticamente o desempenho do seu dispositivo, especialmente com aplicativos que o carregam mais. Assim são todos os programas que requerem o uso da função GPS.

Evite que a bateria superaqueça

As baterias dos smartphones são tão sensíveis ao superaquecimento que a Apple até aconselha os usuários a remover certos estojos dos dispositivos antes de carregá-los. Caso você não saiba se um caso está afetando seu telefone, aguarde alguns minutos após conectá-lo para verificar se ele aqueceu.

O mesmo vale para quando você estiver na praia ou em qualquer outro lugar onde o sol esteja em contato direto com o telefone. Cubra-o bem porque isso também danifica a bateria. Proteja também a técnica de temperaturas extremamente baixas, pois elas também a retardam.

 

Categorias

Comentários