"Continuação do entendimento sobre monitoramento de mídia sociais: Como gerar insights."
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleVimos neste post MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS a importância que o Monitoramento de Mídias Sociais tem para o entendimento da percepção do público sobre uma marca, empresa, produto ou serviço através da configuração de uma ferramenta de busca de palavras-chave por toda a internet com o intuito de gerarmos insights para a empresa que direcionem a criação de um planejamento estratégico ou mesmo a modificação parcial ou total de um planejamento já existente do negócio. Mas, como gerar esses insights?
A ferramenta (gratuita ou paga) é um site que faz a coleta dos dados na internet (publicações e comentários dos usuários) e a equipe responsável pela operação da ferramenta dentro da empresa ou agência de marketing contratada classifica com o tipo de sentimento (positivo, negativo ou neutro) e com as tags de identificação (reclamação, elogio, atendimento, etc.). Esta mesma equipe deve, antes de começar a classificação, estar preparada com todas informações sobre a operação do negócio, além da missão e visão da empresa. Somente assim, será possível, por exemplo, identificar se a menção sobre o valor de um produto ser alto deve ser classificada como positiva ou negativa (no outro artigo falamos sobre o posicionamento da marca). Com essas informações em mente, ou seja, entendendo do negócio, a equipe deverá reservar um arquivo compartilhado (pode ser Google Drive, Dropbox, etc.) com os demais envolvidos para ir colocando o que tem sido identificado de padrão de comentários sobre a empresa, de comportamento dos consumidores, tendências ou assuntos que jamais havia sido levantado como possível estar associado à marca, personalidades que falam sempre (bem ou mal) da empresa, etc.
Devem ser anotadas nesse documento todas as ideias que a equipe identifique como interessantes para a marca, ideias que possam gerar novos negócios, novas oportunidades de abordagem e interação com os consumidores, melhorias nas vendas, melhorias nos produtos ou serviços e demais insights que possam beneficiar o negócio. Desde a mais simples até mais complexa.
Da mesma forma, os perfis que sejam identificados como recorrentes elogiando ou reclamando da marca e seus produtos ou serviços devem ser registrados e compartilhados. Tudo deve ser anotado, tudo deve ser lido com a seguinte pergunta na mente: o que isso pode agregar à marca para melhoria? É recomendado que a equipe esteja a par, principalmente, dos pontos fracos da empresa para que possa buscar respostas para contornar o problema em tudo que for lido.
– possíveis influenciadores positivos (advogados da marca)
– possíveis influenciadores negativos (detratores da marca)
– perfis institucionais que possam ser tendenciosos com as notícias publicadas
– jornalistas independentes ou de portais que possam falar bem ou mal sobre a empresa
– padrões identificados, relacionados a gênero, idade, localidade, interesses dos usuários que falam bem ou mal ou que apenas compartilham informações neutras sobre o negócio
– tendências de mercado (por exemplo, observando que determinada cidade sempre cita algum item relacionado à marca, demonstrando interesse em algo que seja possível ser executado pela empresa)
– possíveis crises à imagem que possam ser geradas a partir da publicação ou comentário de algum usuário insatisfeito com algum produto, serviço, campanha ou ação criada pela marca
– possíveis códigos criados pelos usuários, como gírias envolvendo a marca, apelidos, variações de hashtags, etc.
Esse documento deverá ser acessado por todos envolvidos no processo de Monitoramento de Mídias Sociais (gerente da conta, analista, estagiário, planejamento, redação, atendimento e demais envolvidos diretamente) para que a base da operação (que executa a classificação) consiga transmitir os insights iniciais de forma consistente para os demais níveis acima uma vez que, presumem-se que todas as informações sobre o negócio tenham sido compartilhadas com todos para serem usadas para gerar outros insights identificáveis pelos níveis hierárquicos superiores possam avançar na descoberta de padrões e tendências a fim de melhorar o negócio.
Texto: Leandro Hipólito
Sem resultados
Reset