Apresentando o Silverlight

"Melhore a interface gráfica das suas aplicações com o Microsoft Silverlight."

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
10 jul, 2013

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Quando mercados possuem competidores dominantes, desenvolvedores tão abrangentes que são praticamente onipresentes, é extremamente complicado se falar em novos jogadores. É o caso das plataformas de multimídias integradas para computadores, que agregam áudio, vídeo, animações, gráficos e interatividade. Esse mercado, até 2011, quando fora realizado um levantamento sobre utilização de plataformas de RIA (Rich Internet Application), possuía o Adobe Flash como líder absoluto em termos de penetração, com 96% de utilização em maquinas ao redor do mundo. Como concorrer com mercados assim, dominado por empresas já consolidadas no topo?

Essa foi a difícil tarefa do Microsoft Silverlight, que nesse mesmo ano introduzia no mercado sua quinta versão, com novidades que prometiam chacoalhar o tabuleiro desse jogo. Implementando um suporte mais avançado de codecs, o novo competidor passou a permitir suporte a formatos WMA e WMV (Windows Media Audio e Video, respectivamente) e H.264, possibilitando um melhor streaming de vídeos de melhor qualidade, áudio mais limpo e um scripting mais eficiente.

Sua adoção chegou a rivalizar com o gigante da Adobe, atingiu seus quase 70% de penetração no mercado, estabilizando-se em aproximadamente 60% no segundo semestre de 2011. Desde então, a plataforma da Microsoft vem progredindo, mesmo que lentamente, seu alcance entre os websites que utilizam o Silverlight em detrimento dos concorrentes.

Ainda que seja uma barreira menor a ser contornada, o tamanho dos arquivos gerados para essa plataforma costuma ser maior e mais pesado, o que para pode representar um entrave na melhor absorção desta ferramenta mais poderosa em termos de qualidade de vídeos.

artigo 327882c50c4981c76b24261c73c87f87 silverlightmicro lWnvZcW

Mas afinal, pra que serve o Microsoft Silverlight?

Por conta da sua programação, o Silverlight permite, por exemplo, a execução de vídeos em 3D via navegadores e em 1080p, garantindo execuções de arquivos na melhor resolução disponível. Por conta do desenvolvimento integrado pela Microsoft, esta plataforma também possui um engenhoso suporte de conectividade entre aplicativos, como o Office e o Share Point, permitindo, por exemplo, a fácil elaboração de aplicativos de vídeo chat, inclusa em ferramentas do Office 365, que, por sua vez, abrange o compartilhamento em tempo real em redes sociais, como a recém-adquirida pela Microsoft, Yammer.

Como se pode ver, o Silverlight é sinônimo de conectividade e comunicação entre aplicativos. O desenvolvimento e elaboração de conteúdos em praticamente qualquer produto Microsoft da atualidade permite a fácil manipulação, adaptação e aplicação nessa plataforma multimídia, desde a edição de textos, já que sua biblioteca de caracteres é extremamente abrangente, até o desenvolvimento de animações em gráficos vetoriais, dando assim muito mais controle para webdesigners em seu ambiente de trabalho.

Como adquirir o Silverlight?

Para baixar e já sair aproveitando o que esta rica plataforma tem a oferecer, basta clicar neste link e baixar sua versão mais nova e suas ferramentas de desenvolvimento. Alternativamente, ele pode ser baixado pelo Windows Updater, na seção de Downloads Opcionais.

Categorias

Comentários