"Todas as informações sobre o Amazon Prime Video, principal concorrente da Netflix no Brasil: planos, telas, resolução e mais"
5 minutos de leitura
0
Índice
ToggleAs plataformas de streaming, sem dúvidas, revolucionaram como consumimos conteúdos audiovisuais. Neste cenário, surgiram gigantes, por exemplo, a Amazon Prime. O serviço da gigante americana e, hoje, é uma das principais concorrentes do mercado. Mas, vale a pena assinar a Amazon Prime Video?
Para começar, vamos explicar o que é, de fato, a plataforma. Inicialmente, a Amazon Prime é o pacote de serviço da empresa homônima que inclui tanto streaming de música quanto vídeo. Mas, não só isso! Só para ilustrar, você pode acessar livros para ler online, jogos, e-books e fazer compras.
E é aí que se insere o Amazon Prime Video. A plataforma tem um catálogo interessante de produtos audiovisuais, além de diferentes planos de assinatura. Veja mais detalhes sobre como funciona a seguir.
Antes, uma curiosidade: você sabia que o Amazon Prime Video não é um serviço, exatamente, novo. Pelo contrário, ele foi criado há mais de 15 anos, porém, chamava-se, originalmente, Amazon Unbox.
Então, como funciona o serviço da Amazon Prime Video? Basicamente, mediante uma assinatura, a pessoa usuária tem acesso a filmes e séries, além de documentários. Como veremos, você pode assistir aos conteúdos em diferentes dispositivos.
Porém, antes é preciso instalar o app Prime Video, ferramenta compatível com os sistemas iOS e Android.
Um dos principais diferenciais é que, na sua conta, é permitido criar até seis perfis, isto é, o padrão e cinco adicionais. Sendo assim, você pode, por exemplo, editá-los entre conteúdos infantis e adultos. Além disso, dá para mudar as configurações sempre que quiser.
Essa edição, a propósito, é feita quando você acessa a página inicial do Prime Video e, em seguida, clica em “Adicionar Novo”. Por fim, inclui o perfil que deseja.
Logo abaixo, pontuaremos algumas configurações específicas, por exemplo, no que toca à qualidade da imagem. Mas, já adiantamos que a Amazon Prime Video permite, enquanto assiste aos títulos:
Inicialmente, são permitidas três telas aos assinantes. Em outras palavras, você pode assistir em até três dispositivos diferentes, ao mesmo tempo.
Mas, como comentamos acima, são permitidas até seis perfis, cada um configurado conforme a pessoa usuária. Sabe para quem essa alternativa é válida?
Famílias com crianças! Pais, mães e responsáveis podem criar um perfil infantil no qual são exibidos conteúdos para crianças com idade inferior a 12 anos. Vale destacar que as telas podem ser visualizadas simultaneamente.
O padrão de imagem da Prime Video é a exibição em 4k, ou seja, Ultra HD. Inclusive, você pode confirmar isso com a tag “UHD” inserida junto ao título. Daí, a plataforma adapta a qualidade do streaming ao dispositivo e a velocidade da internet.
Para que a resolução seja atingida, entretanto, é preciso que sua conexão da internet seja boa. Mas, de qualquer forma, você mesmo(a) pode fazer ajustes nas configurações de forma a não prejudicar a resolução.
Uma dica é usar o navegador Safari ou Edge para assistir do computador, caso seu monitor já tenha a tecnologia 4k. Pelo celular, entretanto, é preciso selecionar, nas configurações, a qualidade “Ótima” no perfil. Opção também válida para manter a qualidade do download.
Outro ponto interessante a destacar é que, nestes ajustes de configurações, até a quantidade de dados da sua banda larga pode ser economizada. Isso é feito ao selecionar “Usar qualidade máxima quando em Wi-Fi”.
Mas, aqui frisamos: ainda que a resolução seja em 4k, a exibição vai depender de variáveis, por exemplo, o tipo de dispositivo usado.
O Prime Video é um dos serviços incluídos no pacote do Amazon Prime. Inicialmente, há planos de assinatura mensal e anual, com período para teste grátis de 30 dias. Logo, não dá para assinar apenas o streaming de vídeo.
Sabendo disso, a pessoa pode optar pelo plano mensal, no valor de R$ 14,90. Ou, ainda, o anua, cujo preço é de R$ 199,00 ao ano. Mas, vale destacar que os valores podem mudar, então, é preciso acompanhar as atualizações.
E aí, como assinar a Amazon Prime Video? A adesão é simples, basta seguir o passo a passo abaixo:
Feito isso, você já tem acesso aos conteúdos disponibilizados pela Amazon Prime Video.
Até o momento, só é permitido pagar pela assinatura do Amazon Prime por cartão de crédito. Sendo assim, não é possível assinar, por exemplo, via boleto ou Pix.
Para cancelar a assinatura do Amazon Prime Video, é preciso cancelar de todo o pacote de serviços. Ou seja, assim como não dá para assinar apenas o streaming, também não dá para retirar apenas ele das opções.
Se, ainda assim, desejar cancelar, basta acessar sua conta no Amazon Prime e pedir a suspensão clicando em Cancelar Assinatura.
Vamos para o que realmente interessante quando a gente assina um serviço de streaming? Inicialmente, o Amazon Prime Video tem tanto títulos de produções originais quanto originadas de outros estúdios.
A propósito, alguns títulos até já caíram na graça dos brasileiros, por exemplo, a fofíssima série Modern Love e a divertida Fleabag. Além disso, o catálogo ainda inclui:
E lembra que mencionamos produções de outros estúdios? Só para ilustrar, há conteúdos da Disney, bem como o direito de reproduzir títulos da Fox, Marvel e Pixar. Além disso, a plataforma assinou um contrato com a HBO para reprodução exclusiva de seus conteúdos.
Só que o conteúdo não para por aí. Quem ama esportes pode, por meio do Prime Video, assinar canais que exigem, por exemplo, jogos da NFL. Entre eles, o MGM e o Premiere, bem como StarzPlay e Paramount+.
Boa pergunta! Antes de mais nada, é importante ter ciência de que nem todos os dispositivos são compatíveis com tecnologias de streaming. Porém, você pode acessar sua conta e, consequentemente, conteúdo do Prime Video, nos seguintes aparelhos:
Mas, atenção! Em qualquer um dos dispositivos acima, você deve, primeiro, instalar o app do Amazon Prime Video.
Para definir se vale a pena assinar Amazon Prime Video, é preciso, sobretudo, conhecer as vantagens e desvantagens da plataforma. Com certeza, a quantidade de serviços que ela disponibiliza é um dos diferenciais.
Mas, além disso, é preciso considerar o custo-benefício envolvido na assinatura e outros fatores, a saber:
Ok, mas há desvantagens em assinar Amazon Prime Video? Talvez, principalmente se quiser um catálogo mais extenso de títulos. Apesar das parcerias, o catálogo é um pouco menor que o da Netflix, por exemplo.
Entretanto, isso não fará diferença caso não precise de tantos títulos. Mas, quer uma dica? Faça o teste grátis por 30 dias para avaliar por si só.
Já que estamos falando do Prime Vídeo, que tal conhecer os demais serviços da Amazon Prime? Olha só:
Lembrando que o pacote é conhecido pelo Prime Day, com valores imperdíveis para diversos artigos.
Em suma, vimos que a Amazon Prime Video é uma plataforma de streaming que reúne, em seu catálogo, tanto produções originais quanto de outros estúdios. São diferentes planos de assinatura que você pode escolher conforme seu perfil.
Atualmente, são mais de 200 milhões de assinantes em todo o mundo. Sem dúvidas, quando você analisa o custo-benefício, vale bastante a pena, uma vez que a plataforma tem mensalidades mais baixos que outras do mercado.
Porém, é preciso avaliar sua própria necessidade. Por exemplo, se deseja apenas acessar vídeos, então pode ser que não compense tanto. Logo, é uma avaliação bastante particular que varia conforme seu perfil de pessoa usuária.
Sem resultados
Reset