4 minutos de leitura

Amazon AWS: O que é, para que serve e como funciona?

4ae73c9
Por Redacao - Zigg
24 de junho de 2023

"Descubra o que é a Amazon AWS e como ela pode ser a chave para impulsionar seu negócio. Saiba como escolher o serviço ideal para suas necessidades e veja como a nuvem pode revolucionar sua estratégia de TI."

Amazon AWS, ou Amazon Web Services, é a maior e mais completa plataforma de serviços de nuvem do mundo. Lançada em 2006, pela gigante Amazon, essa plataforma oferece uma gama vasta de produtos para diferentes necessidades, que vão desde armazenamento de dados até inteligência artificial.

O que é o Amazon Web Services (AWS)?

Imagine que você esteja montando uma startup. Provavelmente, você precisará de um servidor para hospedar seu site, certo? A AWS pode te ajudar com isso através do EC2, um serviço de computação em nuvem que permite que você configure e gerencie seus próprios servidores virtuais. Mas a AWS não para por aí. Você também precisa de um banco de dados? A AWS tem o RDS para isso. Precisa analisar grandes quantidades de dados? A AWS tem o Kinesis. E a lista continua…

Um dos grandes benefícios da Amazon AWS é a sua escalabilidade. Sabe quando sua empresa começa pequena e de repente tem um crescimento exponencial? Com a AWS, não é necessário se preocupar em comprar mais servidores ou aumentar a infraestrutura tecnológica. A AWS permite que você dimensione seus recursos de acordo com a demanda, fazendo com que você pague apenas pelo que usa.

Isso soa fantástico, não é mesmo? Mas, espera aí… Será que é muito complicado gerenciar todos esses recursos? Aqui entra outra vantagem da AWS: a simplicidade. Através do AWS Management Console, uma interface de usuário intuitiva, você consegue gerenciar todos os seus recursos da AWS de forma simples e rápida. Até mesmo os usuários mais leigos conseguem operar na plataforma sem grandes dificuldades.

Resumindo, a Amazon AWS é uma ferramenta extremamente poderosa para empresas de todos os tamanhos. Com a possibilidade de oferecer soluções customizadas para cada tipo de negócio, a AWS tem se tornado uma escolha cada vez mais comum entre os empresários. Seja para hospedar um site, armazenar dados ou desenvolver aplicações complexas, a AWS tem tudo que você precisa.

98a8423436ea0eff3dc395dbdb6e6d29

Como funciona o Amazon Web Services (AWS)?

A essência da Amazon AWS é proporcionar uma infinidade de serviços em nuvem sob demanda. Mas como isso é realizado? Imagine ter uma infraestrutura física de TI ao seu dispor, com capacidade para hospedagem de sites, análise de dados, inteligência artificial e muito mais. Só que, ao invés de estar em um servidor na sala ao lado, tudo está na nuvem, disponível a qualquer momento, em qualquer lugar. Isso é a AWS!

A mágica acontece graças a uma tecnologia chamada virtualização. Na AWS, cada serviço é hospedado em um servidor virtual, que imita um servidor físico. Este servidor virtual pode ser facilmente configurado, aumentado, diminuído ou desativado, tudo com apenas alguns cliques no AWS Management Console.

Agora, vamos falar sobre o modelo de pagamento. Onde a AWS realmente brilha é no seu modelo de preços “pay-as-you-go”. Quer dizer, você paga apenas pelo que usa. Vamos supor que você precise de mais poder de processamento para um grande evento. Com a AWS, é possível aumentar a capacidade de seus servidores para esse evento e, depois, reduzi-la novamente. E o melhor: você só paga pelo tempo que usou a capacidade extra!

Mas não para por aí. A AWS está constantemente inovando e adicionando novos serviços à sua plataforma. Quer criar um chatbot? Há um serviço para isso. Quer fazer análises de dados complexas? Há um serviço para isso. E o melhor de tudo, todos esses serviços podem ser acessados e gerenciados através do mesmo AWS Management Console, tornando a experiência do usuário coesa e simplificada.

O que impressiona na Amazon AWS é sua versatilidade. A plataforma pode ser usada por uma pequena startup que precisa de um servidor para hospedar seu site, ou por uma grande empresa que necessita de uma complexa infraestrutura de TI. A AWS é uma ferramenta dinâmica que pode se adaptar a praticamente qualquer necessidade tecnológica.

O que significa serviços em nuvem?

Os serviços na nuvem, como o nome já diz, são serviços disponibilizados via internet (ou “na nuvem”) em vez de serem hospedados localmente em um servidor físico. O email que você acessa no seu smartphone, o Google Drive onde você armazena seus arquivos, o Netflix que você usa para assistir a séries e filmes, todos eles são exemplos de serviços na nuvem.

Mas como isso funciona? Quando falamos de serviços na nuvem, temos que falar sobre data centers. Data centers são espaços enormes, repletos de servidores, onde os dados dos serviços na nuvem são armazenados. Quando você acessa seu email ou assiste a um filme no Netflix, você está na verdade acessando os dados que estão armazenados nesses data centers através da internet.

A grande vantagem dos serviços na nuvem é a sua praticidade e flexibilidade. Já se imaginou tendo que carregar um servidor físico para cima e para baixo para poder acessar seus emails? Com a nuvem, tudo que você precisa é de uma conexão com a internet. Além disso, a nuvem também permite que você acesse seus dados de qualquer lugar do mundo.

No que diz respeito ao custo, os serviços na nuvem geralmente operam com um modelo de preços “pague pelo que você usa”. Isso significa que você só paga pelos recursos que realmente utiliza. Nada de comprar um servidor caro que vai ficar metade do tempo ocioso.

920d3f89cda53e4974dd805fc7e02053

Serviços que o Amazon AWS oferece

Elastic Compute Cloud (EC2)

É como o coração da AWS. Esse serviço oferece capacidade de computação escalável na nuvem. Ou seja, você pode criar e gerenciar máquinas virtuais (chamadas de “instâncias”) que funcionam como servidores para suas aplicações.

Simple Storage Service (S3)

Outro serviço extremamente útil. Esse é o serviço de armazenamento da AWS. Com o S3, você pode armazenar e recuperar qualquer quantidade de dados, a qualquer momento e de qualquer lugar. Ideal para backups, arquivamento e muito mais.

Amazon RDS (Relational Database Service)

A AWS também brilha quando se trata de bancos de dados. O Amazon RDS (Relational Database Service) facilita a configuração, operação e escalabilidade de bancos de dados relacionais na nuvem. Ele oferece seis mecanismos de banco de dados conhecidos: Amazon Aurora, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Oracle e Microsoft SQL Server.

Amazon Lambda

E não podemos esquecer do Amazon Lambda, que permite executar seu código sem precisar provisionar ou gerenciar servidores. Com o Lambda, você só paga pelo tempo de computação que consome, tornando mais fácil a criação de aplicações que respondem rapidamente a novas informações.

Estes são apenas alguns exemplos do que a Amazon AWS oferece. A plataforma tem uma extensa lista de serviços que atendem a uma variedade de necessidades, desde aprendizado de máquina até análise de dados, passando por segurança, Internet das Coisas (IoT), e muito mais.

Redução de custos com AWS

Manter uma infraestrutura física de TI pode ser caro. Servidores, sistemas de refrigeração, eletricidade, equipe de TI… a lista de custos é longa. Com a AWS, esse cenário muda. A infraestrutura é toda na nuvem, o que significa que você não precisa se preocupar com custos de hardware ou manutenção.

Outra grande vantagem da AWS é o seu modelo de pagamento. Na AWS, você só paga pelo que usa. Isso significa que se você precisar de mais capacidade de processamento ou armazenamento, pode simplesmente escalar seus recursos na nuvem, sem ter que investir em hardware adicional. E se um dia você precisar de menos recursos, é só reduzir sua utilização e pronto, economia na certa!

Além disso, a AWS oferece uma série de ferramentas e serviços para otimizar o uso de recursos, o que pode gerar ainda mais economia. Por exemplo, o Amazon CloudWatch permite monitorar seu uso da AWS em tempo real, enquanto o AWS Trusted Advisor oferece recomendações personalizadas para ajudar você a reduzir custos, melhorar o desempenho e aumentar a segurança.

 

Comentários