"Segunda parte para o entendimento da importância do Monitoramento de Mídias Sociais."
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ToggleA inteligência competitiva é um método completamente ético e usa apenas conteúdo que que está disponível de forma pública nas mídias e redes sociais e, através de análise de pontos quantitativos e qualitativos, identifica forças e fraquezas, além de oportunidades para destacar a empresa nas mídias sociais.
Uma dica ao se classificar o conteúdo coletado pela ferramenta de monitoramento de mídias sociais é usar o Google Drive para fazer anotações sobre os insights que houver durante a classificação. Tendo o perfil do negócio em mente, vc tem a visão do lado de cá, o lado da empresa. Com a coleta da percepção externa sobre a empresa, a visão será do outro lado lá, o lado do consumidor ou público em geral que teve algum contato com a sua empresa falando bem ou mal dela.
O foco é analisar o que falam sobre a empresa com o pensamento sobre como aquilo poderia trazer melhorarias para o planejamento estratégico, para a imagem da empresa, modificar algum procedimento na linha de produção, etc. e, quando for algo negativo, analisar como poderia ser resolvido da melhor forma possível o problema apurado antes que se torne uma crise para a marca.
A análise durante todo esse processo precisa ser feita com a visão estratégica e ampla a respeito do negócio em si. Por exemplo, pode começar a ser percebido no monitoramento o surgimento de algum assunto (positivo ou negativo) até então não imaginado que estivesse relacionado com a empresa.
Durante a classificação, começam a ser notados também o surgimento de alguns padrões de comentários, de percepções sobre a empresa, de comportamento, de publicações e de públicos. A análise inicial do conteúdo classificado durante o monitoramento de mídias sociais permite comparar a atuação e as estratégias adotadas pelos concorrentes A, B, C e D. Neste ponto, começam a ser percebidos padrões entre um concorrente “B” e o “C”, como o tipo de abordagem sobre um determinado assunto ou sobre a sua execução da comunicação nas mídias sociais. Percebe-se também quando um concorrente “D” é o único que faz campanhas de forma diferente dos demais ou como se comunica com o seu público de um jeito exclusivo e identifica quem são as pessoas que estão interagindo com cada empresa (o que dá ensejo para o Estudo de Perfis).
Outro exemplo de padrões identificáveis através do Monitoramento de Mídias Sociais com aplicação da Inteligência Competitiva é sobre o planejamento de conteúdo da nossa empresa. Ao iniciarmos as publicações, já foi levantado pelo Planejamento Estratégico inicial que os assuntos que abordaremos serão, por exemplo, das categorias Institucional (sobre a própria empresa), Eventos, Curiosidades e Produtos. Quando aplico a Inteligência Competitiva, é evidenciado que alguns concorrentes usam as categorias de conteúdo Institucional, Curiosidades, Produtos e Notícias (assunto que a nossa empresa não abordava) e enquanto outros falam sobre a Cidade, fazem memes e a abordagem sobre Notícias é diferente dos outros concorrentes.
Com esse levantamento, passo a entender que tipo de conteúdo abordado e de que forma está gerando mais interações, se as imagens estão mais atrativas, se o texto está mais divertido, com uma abordagem mais adequada ao nosso público (que é o mesmo). Quando percebemos uma lacuna de conteúdo que é abordado apenas por um dos concorrentes, fazemos a análise mais profunda para saber qual público estamos perdendo, de repente, por não abordar também aquele tipo de conteúdo.
O ponto é entender como os concorrentes trabalham, avaliando e reposicionando o conteúdo, a interação com os usuários, as estratégias para aumentar a audiência e a melhorara do relacionamento com influenciadores no mercado. Se todos, a minha empresa e os seus concorrentes, abordam um assunto X, a oportunidade é de analisar como cada um age e como é a resposta dos usuários para que consiga sempre atualizar o planejamento que não poderá ser engessado.
Texto: Leando Hipólito
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