A evolução do RPG eletrônico

"Conheça a trajetória do RPG, gênero popular que saiu das mesas para a tela dos computadores."

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Por Romulo Vercosa
17 abr, 2013

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O RPG é um dos gêneros mais populares do mundo dos games. Séries de sucesso como Final Fantasy, Diablo e Fallout estão entre as mais elogiadas pela crítica e pelos jogadores. No mundo dos games eletrônicos os primeiros RPGs datam dos anos 70 e ao contrário do que muita gente pensa, surgiram na cola dos primeiros RPGs de mesa.

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Dungeons & Dragons, ou apenas D&D, é reconhecido como o primeiro RPG de mesa do mundo. Criado por por Gary Gygax e Dave Arneson sua primeira edição foi publicada em 1974 pela extinta editora TSR. No ano seguinte, em 1975, o primeiro RPG eletrônico, Dungeon – por “coincidência” inspirado diretamente no D&D – chegou aos gigantescos computadores PDP-10 e Unix.

Mas os RPGs eletrônicos enfrentariam uma longa caminhada até serem plenamente aceitos pelos jogadores. Embalados por games de ação e aventura, os PCs e VideoGames davam pouco espaço para os RPGs, que  pareciam não agradar o público da mesma forma que suas versões de papel. Os gráficos atrasados – até para à época – e a jogabilidade confusa acabaram por atrasar a ascensão do gênero em quase uma década.

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Foi apenas com Dragon Quest, lançado pela Enix em 1986, para o console Nes que o gênero ganhou destaque. A rápida evolução na mecânica dos jogos e o desenvolvimento de novas tecnologias de áudio e vídeo, finalmente puderam transportar para a tela diversos mundos fantásticos.

 Mas a verdadeira revolução começou em 1996, com o lançamento de Diablo. O game, desenvolvido pela Blizzard inovou não apenas na história, mas deu o pontapé inicial para a criação dos MMORPGs. Considerados como uma evolução natural do RPG eletrônico, nos MMOs os jogadores são incentivados a montar seus próprios personagens e interagir com personagens de outros jogadores dentro de um ambiente virtual controlado.

O gênero ganhou tamanha popularidade que hoje é comum encontramos projetos onde os desenvolvedores empregam elementos de RPG. Um exemplo clássico a série Deus EX, que embora seja basicamente um FPS, ficou conhecida em todo o mundo por seu enredo complexo e por ser o primeiro jogo de ação a considerar que as ações do personagem podem mudar o desenrolar da história, elemento encontrado, sobretudo nos RPGs tradicionais.

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