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7 erros que você não deve cometer ao fazer monitoramento de TI

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Por Andre Alencar
8 de junho de 2021

"O monitoramento de TI é uma atividade vital da empresa, porém os erros podem trazer consequências operacionais e financeiras. Veja alguns deles e saiba como evitá-los."

O monitoramento de TI é uma atividade que passou a ser essencial em qualquer empresa. Apesar disso, os profissionais mal capacitados e softwares inadequados podem levar a cometer erros de TI.

Ter uma boa administração de TI, conforme relata o site Network-King Brasil, ajuda a prevenir esses problemas, principalmente quando essa é competente e busca se informar. Fontes confiáveis ajudam a saber das novidades e oferecem conteúdo para que sejam tomadas decisões corretas.

Entretanto, quando se opta por outra maneira, acreditando que a área de TI é estática, os erros ocorrem com maior frequência. Conheça quais são os mais comuns e que não devem ser cometidos.

1. Escolher a ferramenta errada

São as ferramentas usadas para fazer o monitoramento de TI que auxiliarão no gerenciamento da rede e tomada de decisões.

A escolha errada, seja por falta de pesquisa ou para economizar, pode comprometer toda a gestão. 

É necessário conhecer a característica do sistema para optar pela ferramenta que tenha os recursos necessários. Deve-se verificar quais são os relatórios capazes de serem gerados, se atendem às necessidades e se existe suporte técnico por parte do software escolhido.

Avaliar diferentes fornecedores, comparando pontos positivos e negativos de cada um, garantirá a melhor escolha. 

2. Não saber o que monitorar ou deixar de definir indicadores

Algo que pode ocorrer e que é uma dos grandes erros de monitoramento de TI é ter um software e não saber o que monitorar. O levantamento de pontos relevantes deve ser feito antes da escolha do programa, pois dessa forma ele ajudará com as necessidades.

Devido a isso, as carreiras que envolvem o uso correto de dados estão em expansão. Instalar na rede não é suficiente e não existe uma regra do que deve ou não ser monitorado, isso deve ocorrer de acordo com as necessidades de cada organização.

Além de definir o que monitorar, é preciso estabelecer indicadores. Eles ajudarão a entender que o funcionamento está ocorrendo conforme o esperado, dará indícios de potenciais problemas e auxiliarão na produtividade.

3. Atuar de forma reativa

O monitoramento de TI tem como objetivo prevenir potenciais problemas e evitar que causem grandes estragos.

Os relatórios e acompanhamentos contínuos permitem que sejam tomadas decisões estratégicas de maneira preventiva que minimizem qualquer impacto.

Ao optar por atuar de forma reativa, o problema se agrava. Será necessário investir mais tempo e capital humano para solucionar o ocorrido. Além disso, podem ocorrer perdas de produtividade e financeiras, uma vez que pode ser necessário interromper as atividades da organização. 

4. Usar a mesma senha para tudo

Para ter mais agilidade, alguns profissionais de TI acabam optando por usar a mesma senha para diversos softwares. O que parece uma facilidade pode se tornar um transtorno.

O problema é que se, por exemplo, o e-mail for hackeado, o invasor terá o acesso facilitado a outros sistemas. 

O ideal nesses casos seria ter uma senha para cada software, por mais que isso seja trabalhoso. Outra opção seria utilizar um arquivo de chave. Cada servidor terá uma chave pública associada a uma chave privada do administrador.

5. Ignorar as atualizações

Deixar de fazer atualizações ou ficar adiando pode trazer sérios problemas. Ao fazer isso, pode-se deixar de ter um recurso importante no monitoramento de TI, algo que poderia facilitar o trabalho.

Outro ponto é que as atualizações trazem melhorias em relação a segurança da rede empresarial. Negligenciá-las traz consequências. A rede fica vulnerável, o que pode resultar em invasões e falta de acesso temporário a recursos da rede.

6. Isolar o departamento de TI

O monitoramento de TI é feito em toda a empresa, por isso é preciso que haja uma integração com as demais áreas.

Sem isso será impossível conhecer as necessidades de todas as áreas e fazer um planejamento que atenda a todos. Além disso, a troca de informações facilita na tomada de decisões e permite que a implementação e monitoramento sejam mais efetivos.

7. Adiar os problemas

Esperar para resolver um potencial erro pode se transformar em algo que custará tempo e dinheiro. Além disso, pode colocar toda a operação da empresa em risco.

A intenção ao fazer o monitoramento de TI é identificar e prevenir antes que a situação se agrave. Deixar que o problema se arraste não é algo incomum entre os gestores, porém, é uma prática reprovável.

Os erros de monitoramento de TI muitas vezes podem ser evitados. É necessário que se trabalhe de forma proativa e se tenha as melhores ferramentas para que eles não impactem na organização. 

 

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