5 dicas para se proteger seus dados

"Com a visão de que o usuário é o elo fraco da corrente em TI, o especialista Marcelo Brunner, da EZ-Security, apresenta cinco dicas para proteger os dados da sua empresa."

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Por Jean Carlos
25 set, 2009

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Brunner acredita que as empresas gastam muito tempo com recursos e novas tecnologias, sem investir na conscientização dos funcionários que não atuam diretamente com tecnologia.

“Controle de perímetro, desktop e acesso seguro são soluções essenciais e fazem parte da primeira camada de segurança, que não pode ser ignorada”, afirma. “Porém, com o avanço da mobilidade e do aumento no volume de informações, a segurança focada apenas em perímetro e dispositivos não é mais suficiente”, conclui o especialista.

Por conta do cenário atual, novas ferramentas direcionadas a proteção da informação, considerado o ativo mais importante de qualquer empresa, começam a surgir. A tecnologia é atualmente conhecida como DLP – Data Loss Prevention ou Content Monitoring and Filtering, terminologia utilizada pelo Gartner.

Confira as dicas que ajudam a evitar a perda de informação:

1-Cuidado ao armazenar informações confidenciais na rede, principalmente quanto às permissões de leitura e escrita. Estes arquivos podem ficar expostos, facilitando a utilização por um indivíduo mal intencionado ou que deveria ter acesso restrito a esta informação.

2-Não envie documentos e planilhas para e-mails pessoais. Esta situação ocorre muitas vezes quando um colaborador precisa trabalhar as informações em seu computador de casa. Ao enviar informações para um e-mail externo, não existe mais controle ou proteção para esta informação.

3-Evite copiar informações importantes para dispositivos removíveis, como Pendrive, HD externo, celular ou câmera digital. Caso isto seja imprescindível, utilize técnicas de proteção como senhas ou criptografia de arquivos

4-Mantenha sempre seu desktop ou laptop bloqueado quando não estiver utilizando. Workstations desbloqueadas podem expor a empresa e o próprio funcionário, pois neste caso poderá não ser possível identificar quem foi o real causador da perda de informação.

5-Tenha cuidado ao conversar sobre assuntos importantes em restaurantes e cafés. Normalmente, estes locais são freqüentados por pessoas de segmentos semelhantes, que podem ser concorrentes, fornecedores e clientes.

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