5 minutos de leitura

12 maneiras brilhantes para usar o Google Maps

4ae73c9
Por Luciana Gomides
4 de janeiro de 2023

"Mais do que uma ferramenta de rotas e localização, O Google Maps ajuda, por exemplo, a traçar itinerários acessíveis e até chamar o Uber sem sair do app"

O Google Maps é o serviço de mapas, localização e direções criado pelo Google, em 2003. Mais do que uma simples ferramenta para pesquisa de rotas e endereços, o ambiente possibilita experiências inimagináveis, desde viagens até estratégias de marketing. Confira, aqui, 12 maneiras brilhantes para usar o Google Maps. 

Disponível para computador e mobile, compatível com os sistemas operacionais Android e iOS, o aplicativo facilita bastante o cotidiano da pessoa usuária. Além das conhecidas funcionalidades de rotas, o Google Maps ajuda, por exemplo, a identificar horários do transporte público e localizar serviços próximos à região onde ela está.  

A questão é que existem várias formas de usar o Google Maps que permanecem desconhecidas pela maioria dos usuários e usuárias. Uma luz que trouxemos a seguir, de tal forma que vamos te ajudar a explorar ao máximo a ferramenta. 

12 maneiras brilhantes para usar o Google Maps 

Se ainda usa o Google Maps apenas para medir distâncias, não sabe a experiência que está perdendo! Como veremos, o app pode ser usado como ferramenta de marketing, consulta de horários e até inserção de músicas. Quer ver só?

1. Navegação em tempo real 

Sem dúvidas, a navegação em tempo real é um dos recursos mais interessantes e úteis do Google Maps. A pessoa usuária tem seu percurso atualizado continuamente, além de acionar pesquisas por comando de voz, identificar serviços no caminho, entre outras funcionalidades.

2. Google Maps para viagem 

O GPS sempre foi um parceirão para ajudar viajantes a se localizar. Agora, a bola da vez é o Google Maps, que vai além de apenas um localizador. Os recursos online consomem poucos dados, além da possibilidade de acesso também offline da plataforma. 

As funcionalidades do aplicativo são variadas e têm, como objetivo, atender às necessidades dos seus mais de 1 bilhão de usuárias e usuários ativos. Juntos, acessam mapas de, nada menos, que 220 países e territórios. Olha só o que o Maps tem a oferecer.  

  • planejamento de roteiro: ajuda a calcular distância entre cidades ou pontos turísticos, marcar locais de interesse e, assim, montar o seu trajeto dia a dia
  • identificar os principais meios de transporte: além de calcular a rota, o Google Maps mostra as opções de trajeto a pé, carro ou transporte público (com linhas e horários)
  • gerenciamento de reservas: ao marcar os locais de interesse, dá para organizar, por exemplo, museus, bares e restaurantes (com tempo de espera) que pretende visitar. A partir daí, fazer e gerenciar reservas 
  • criar listas personalizadas: marque com estrelas os lugares favoritos e salve no menu que aparece na sua tela. Veja que, logo depois, eles aparecerão na sua linha do tempo
  • mapas offline: nem sempre a gente tem acesso à internet o tempo inteiro, né? Por isso, você pode baixar o mapa da cidade ou região visitada antes de sair de casa. O mesmo vale para trajetos menores

Além de tudo isso, o Google Maps mostra os horários de pico e estatísticas de tráfego. Isso te ajuda a se programar e realizar seus passeios sem atraso. Ademais, possibilita que a pessoa acione o comando de voz para as pesquisas. 

Por fim, ao adicionar os locais favoritos ou marcá-los como pontos de interesse, pode contribuir como um Local Guide, inserindo fotos, informações e avaliações.    

3. Google Street View

Uma funcionalidade do Google Maps que ajuda não só em viagens, mas no dia a dia, mesmo. A função permite que a pessoa usuária “dê uma volta” virtual por uma região, ajudando a se familiarizar.  

Isso é útil para identificar pontos de referência, reconhecer o local pesquisado e até se orientar pela vizinhança. Ah, e sabe uma função bem interessante? No modo desktop do Street View, há o símbolo de Tempo, o relógio com duas setas no sentido anti-horário. 

Se estiver disponível, clique no ícone que fica no lado superior esquerdo da tela para visualizar aquela rua pesquisada, mas em tempos antigos. É como se voltasse no tempo para momentos em que aquela região foi capturada há anos ou meses. 

4. Explorar a região com o Google Maps

f66ab787a4b757a31646686d564c891c

Mudou-se agora para um bairro e não sabe onde fazer suas primeiras compras? Chegou a um destino e quer sair para comer? Precisa de um serviço específico, mas não faz ideia de onde procurar? Use o Google Maps para explorar a região!  

A ferramenta indica as opções mais próximas de você, mostrando telefone e endereço, bem como fotos e avaliações de usuários. A propósito, está é uma das maneiras brilhantes para usar o Google Maps no marketing digital.  

Trata-se de cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, de tal forma que clientes podem encontrar o serviço pelo buscador.   

5. Ajudar a encontrar o carro estacionado 

Sim, amigos e amigas, o Google Maps pode te ajudar a achar onde estacionou seu carro! Uma ferramenta muito útil para estacionamentos de grande porte e até localizar um veículo alugado. E como acionar a funcionalidade?

Basta abrir o aplicativo e tocar no pontinho azul que indica onde está no momento. Vá até o menu e selecione a opção para “Salvar Estacionamento”. Você pode, ainda, adicionar fotos, informações extras e até programar um alarme caso tenha horário certo para retornar ao estacionamento (quando é pago, por exemplo). 

6. Localização em tempo real 

Assim como compartilha sua localização em tempo real pelo WhatsApp, você também pode fazê-lo pelo Google Maps. O recurso é ativado ao tocar no pontinho azul e selecionar a opção “compartilhar seu local”. 

Daí, dá para gerar um link compartilhado ou selecionar quem tem acesso à sua localização. Ademais, você pode definir por quanto tempo sua posição será compartilhada. Por fim, é possível ativar um alerta de localização quando a pessoa chega a determinado destino.   

7. Chamar transporte de aplicativo pelo Google Maps

Lembra que, quando busca um trajeto pelo Google Maps, o aplicativo mostra opções de itinerário para Uber, Bolt, Cabify e afins? Então, você também pode chamar o transporte sem, no entanto, precisar sair do Maps. 

Basta clicar em Rotas e, em seguida, escolher o ícone que está com o braço erguido. A ferramenta dá as opções de transporte e valor estimado para a rota.     

8. Visualizar radares 

Quando o Google Maps está no modo em tempo real, a pessoa usuária pode consultar os limites de velocidade da via, bem como encontrar radares. Ainda, ativar alertas que indicam imprevistos, tais como acidentes e problemas de manutenção.  

9. Pesquisas com o Google Assistente  

Outra forma de fazer pesquisas no Google Maps é usando o Google Assistente. Com ele, dá para calcular e iniciar rotas, consultar status do trânsito, entre outras funcionalidades usando apenas o comando de voz. 

10. Calcular trajeto de bicicleta

 161596c56e935d7969d8946cafaee6f0

Se você já aderiu ao transporte por bike, pode calcular o seu trajeto usando o Google Maps. No itinerário, a ferramenta mostra até gráficos apresentando a altimetria. Isso evita trajetos mais sofridos (ou, ao menos, te prepara para quando precisará usar a força das pernas). 

11. Múltiplos destinos 

A única coisa que se limita a viajar apenas entre dois pontos é a reta! Nas suas viagens ou no dia a dia mesmo, com certeza, passa por mais de um destino e é útil saber a melhor forma de chegar a cada um deles.  

Para organizar sua “logística” e otimizar percursos, faça a busca por múltiplos destinos no Google Maps. É só clicar no “+” na versão desktop ou nos três pontinhos à direita caso use pelo celular.  

Daí, você pode visualizar essa rota toda em lista, com passo a passo explicadinho de cada trecho. Fica bem mais difícil se perder pelo caminho, não é?

12. Usar transporte público acessível 

Por fim, uma forma muito, mas muito útil mesmo é usar o Google Maps para localizar transporte acessível. Quando você calcula e define a rota, ao solicitar a opção por transporte público, clique em Opções de Trajeto. 

Na tela seguinte, clique na opção “Acessibilidade” para serem exibidos apenas vias ou trechos acessíveis.  

Faça do Google Maps o seu parceiro diário 

Como vimos, existem diversas maneiras brilhantes para usar o Google Maps, seja em viagens, seja no dia a dia. Dá para criar a compartilhar rotas, baixar mapas offline, chamar transporte por aplicativo e até reservar restaurantes. 

 Do ponto de vista operacional, durante o uso, o aplicativo permite: 

  • dar zoom na tela clicando duas vezes no itinerário 
  • mudar o traçado da rota com o mouse 
  • adicionar paradas mesmo com o percurso já iniciado 
  • personalizar ícones (até para disco voador) 
  • visualizar rotas em lista    
  • corrigir ou adicionar endereços
  • adicione endereços favoritos (casa e trabalho, por exemplo) 

Ao mesmo tempo, em que pode salvar suas pesquisas, tem a opção de navegação anônima e no modo noturno. Por fim, adiciona música aos trajetos pelas configurações e, diante do crescimento deste meio de transporte, pesquisa o local mais próximo para recarregar carros elétricos. 

Ou seja, o Google Maps está sempre a adicionar novas funcionalidades à ferramenta, acompanhando tendências e necessidades das pessoas usuárias. Motivos para adotá-lo como u parceiro no seu dia a dia, não faltam!

Comentários