Por Pedro Yuri
Atualizado em 15/06/24
5 minutos de leitura
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ToggleCom milhões de vídeos online e um número de usuários que já passa da casa dos bilhões, o YouTube é, incontestavelmente, o maior serviço de vídeos do mundo. No ar desde 2005, o YouTube teve uma explosão de popularidade em 2006, quando foi comprado pelo Google – e, inclusive, foi eleito pela revista Time a melhor invenção do ano. Vídeos caseiros, videoclips, propagandas, gameplay de jogos, curta-metragens e até filmes completos: o YouTube abriga todo tipo de conteúdo audiovisual que existe.
Você pode enviar um vídeo contando como roubaram sua goiaba; um vídeo ensinando como dobrar sua camiseta em 3 passos; pode gravar monólogos desinteressantes sobre sua vida ou pode filmar sua banda tocando e apresentá-la para o mundo. O legal do YouTube é a descentralização da produção – não importa se você é amador ou profissional; se tem muitos fãs ou se é um anônimo: seu conteúdo pode estar lá.
Uma das características que têm mantido o YouTube anos-luz à frente de serviços similares, como o Dailymotion e o Vimeo, é a constante evolução e incrementação do serviço. Você pode editar vídeos no próprio navegador, transmitir ao vivo, criar gifs e ter integração total com suas redes sociais, só para citar algumas funções.
Ao clicar no botão de acesso localizado nesta página, você será redirecionado à home do YouTube. Na parte de cima da tela você pode buscar por um vídeo a partir de termos relacionados – nome do programa, artista, música, filme etc. Na lateral esquerda você encontra o melhor do YouTube, dividido em 5 categorias principais. Ao clicar em uma delas, o serviço mostrará vídeos recomendados em cada categoria na parte central da interface.
Qualquer um pode ter acesso a todo o conteúdo disponibilizado no YouTube, mesmo se uma conta. Ter uma conta no website é necessário apenas para poder enviar seus próprios vídeos, comentar e avaliar vídeos de outros usuários e para poder ver vídeos classificados como “conteúdo impróprio”. Esta última função, entretanto, é bloqueada em alguns países do Oriente Médio – como a Arábia Saudita. O compartilhamento de vídeos nas redes sociais, ou pela URL, também pode ser feito por qualquer pessoa.
Desde 2006, quando foi comprado pelo Google, o YouTube tem se destacado como a plataforma de streaming mais usada no mundo. Hoje em dia é possível afirmar até que o YouTube mudou irreversivelmente a maneira como as pessoas veem televisão e consomem produções audiovisuais em geral.
Assim como outros serviços do Google o YouTube se destaca pelo relacionamento com os usuários. O YouTube sempre está mudando, tentando ficar sintonizado com as tendências de comportamento e assuntos mais comentados em redes sociais. Memes, datas comemorativas, virais – os desenvolvedores sempre tentam apresentar algo novo, e de forma bem-humorada, para tornar a permanência do usuário no YouTube mais agradável.
Para enviar vídeos, é necessário criar uma conta no YouTube. Quem já possui uma conta Gmail poderá fazer login com ela.
Os vídeos podem ter 2 GB ou 15 minutos de duração no máximo. Quando você estiver logado, clique em “Carregar”, no canto supeior lado direito para enviar seus vídeos. Na parte central da interface está a opção para fazer o upload a partir de seus arquivos.
Caso não tenha disponível um arquivo no seu PC, aproveite sua conta do Google+ e importe vídeos do banco de mídias da rede. Essa opção está localizada na lateral direita da tela de upload. Na página de envio há informações do tempo estimado do carregamento e a porcentagem do vídeo já enviado.
Na nova página você verá o campo “Informações básicas”, onde deve colocar o título do vídeo e escrever uma pequena descrição – é na descrição que alguns usuários prestadores de serviço deixam informações de outras contas da web e telefones para contato. Em “Marcações”, preencha com o máximo de palavras relacionadas, a fim de tornar a busca de outros pelo vídeo mais fácil.
Não deixe de conferir as “Configurações Avançadas” para configurar a permissão de comentários, o envio de conteúdo adulto e o tipo de licença de propriedade de direitos – Licença Padrão ou Creative Commons (que permite a distribuição de obras protegidas por copyright).
Na página de envio, na lateral direita, está a opção “Criar Vídeos”, em que o usuário pode gravar um vídeo utilizando a câmera de seu computador. Basta clicar na opção e, quando a página for exibida, clicar em “Iniciar gravação”. Depois, clicando em “Interromper gravação” e em “Enviar” você publica seu vídeo.
As fotos de sua conta Google+ podem ser selecionadas na opção “Apresentação de slides”, ainda na lateral direita da página de upload. Após a seleção, reorganize as fotos, edite configurações visuais (duração do slide, efeito de slide e transição) e auditivas (escolhendo músicas disponibilizadas pelo prório site ou a opção “sem aúdio”). Depois, clique em “Enviar” e aguarde o carregamento.
A opção “Hangouts On Air do Google+” é perfeita para a divulgação do seu conteúdo ao vivo para todo o publico ou para círculos específicos do Google+. Essa opção está localizada também na lateral direita da página de upload.
Desde 2010 a plataforma disponibiliza um editor de vídeos no próprio site. A opção está localizada no final da página de carregamento de vídeos. Clicando lá você vai para o Estúdio de Criação do YouTube, dividido em seis abas.
Na primeira aba, “Painel”, o usuário pode alterar configurações de seu canal e deixá-lo com sua cara. É nessa aba também que você terá acesso às informações de estatísticas. Clicando em “Ver mais”, você terá uma visão mais detalhada, com gráficos do seu desempenho.
“Gerenciador de vídeos” é a aba em que o YouTuber encontra opções para criação de playlists, verifica os conteúdos que curtiu e visualiza o histórico de pesquisas. Muitos eventos ao vivo já foram transmitidos no YouTube; e sempre que há algum festival ou campeonato importante, o serviço transmite em tempo real. Basta clicar em “Eventos ao vivo” e ativar o streaming. Essa opção é compatível com a webcam de seu PC ou notebook. Com controles profissionais deáudio/vídeo, você interagirá mais ainda com seus fãs.
O “quê” social do YouTube é observado na aba “Comunidade”. Veja todos os comentários publicados, retidos e prváveis spams. O YouTuber pode ler as suas mensagens aprovadas, filtradas e enviadas. “Analytics” talvez seja uma opção redundante, já que na aba “Painel” temos as mesmas estatísticas de sua página. O diferencial é um grau de detalhamento maior.
“Criar” é um espaço oferecido para os usuários poderem utilizar a biblioteca de áudio e o editor de vídeos do YouTube. A biblioteca oferece músicas, anúncios e efeitos sonoros de variados estilos gratuitamente para download. A ferramenta ajuda aqueles que utilizam o seu canal para fins lucrativos a não infringirem as regras de Direitos Autorais e acabarem sofrendo punições – como ter o vídeo excluído.
No dia 21 de Novembro desse ano o engenheiro de software do YouTube, Michael Chang, divertidamente anunciou em vídeo que em breve YouTubers poderiam usar o serviço para criar gifs animados com os vídeos. No momento, entretanto, apenas alguns canais contam com o recurso – dentre eles Epic Rap Battles, Vi Hart, Black Nerd Comedy e The Young Turks.
Todos que possuem uma conta podem acessar qualquer video dos canais acima e criar seus gifs. Para nossa alegria, podemos preencher um formulário do GIF Beta Sign Up e esperar que esse recurso seja acrescido à nossas contas. De toda maneira, você pode ir treinando e criar gifs com algum vídeo dos canais mencionados.
Basta seguir nosso passo-a-passo:
1º Passo: Acesse a página de um dos canais acima listados, clique em “Compartilhar” e depois em “GIF”.
2º Passo: Use as barras azuis para delimitar o trecho do vídeo que irá virar gif. Se preferir, pode digitar a marcação temporal, com minutos, segundos e décimos de segundo em “Iniciar em” e “Terminar em”. Você ainda pode adicionar texto na parte superiror e inferior da animação.
3º Passo: Clique em “Criar Gif” e o YouTube irá gerar um link. Basta compartilhar o link com seus amigos ou incorporá-lo à sua página.
O YouTube é muito simples de usar. As mudanças frequentemente implementadas nunca são muito drásticas, o que não afasta usuários mais ávidos do serviço. É provável que navegar no YouTube e em sites de streaming similares seja, daqui a uns anos, mais natural do que zapear entre canais de TV. A vantagem do YouTube é que todo mundo pode produzir conteúdo, e inclusive ganhar dinheiro com isso.
Com ajuda de recursos oferecidos pelo próprio YouTube você quase não precisa de outros programas para editar seu áudio ou vídeo; a não ser que necessite de efeitos extremamente elaborados.
Atualmente, com mais de um bilhão de usuários pelo mundo – e vídeos assistidos mais de dois bilhões de vezes – o YouTube é interessante, irreverente e moderno. E ainda reina soberano quando o assunto é vídeo na internet.
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