Por Pedro Yuri
Atualizado em 12/06/24
1 minuto de leitura
Índice
ToggleO Ethereal mudou de cara e nome, chama-se agora Wireshark, mas continua um dos melhores programas para analisar tráfego de rede. O programa verifica os pacotes transmitidos na rede, analisando todo o tipo de protocolo, a fim de detectar possíveis problemas, verificando a existência de conexões suspeitas. Programas com a função de monitorar o tráfego de rede são ideais para você que deseja analisar as informações tranferidas através de sua conexão.
Os dados podem ser coletados em qualquer tipo de conexão de rede – placa de rede ou modem – para melhorar o desempenho da mesma. Todo o tráfego analisado pelo programa é organizado por listas de protocolos, facilitando a análise final. Todos os dados podem ser salvos em disco e impressos em modo texto. O Wireshark utiliza um filtro para refinar os dados, o que faz deste software um ótimo programa para administradores de redes, mas que também pode ser usado por usuários comuns. Caso deseje utilizar a versão portátil do programa que não requer instalação, clique aqui.
É importante ficar atento durante a instalação do Wireshark para instalar ou não os complementos oferecidos. Ao contrário de outros programas que instalam toolbars, modificam a homepage e o mecanismo de busca do seu navegador, o Wireshark oferece:
– Tshark: trata-se de uma ferramenta com base em texto para analisar protocolos de rede;
– Plugins / Extensions: tratam-se de ferramentas complementares que podem ou não ser instaladas, sem afetar o desempenho do software.
– User’s Guide: como o próprio nome sugere, trata-se do guia do usuário, um auxílio em caso de dúvidas.
Ao abrir o WireShark você poderá observar as opções do programa. Interface List oferece ao usuário uma lista completa com dispositivos e pacotes. Para inicar a captura, marque a caixa do lado de um dos pacotes listados e clique em Start. Rapidamente o software oferecerá uma lista em tempo real organizada em diferentes cores.
Sem resultados
ResetCarregando download...