"Com esta ferramenta você consegue rodar uma grande quantidade de aplicativo para Windows em seu Linux."
Por Renato Mendes Feitosa
Atualizado em 28/05/18
1 minuto de leitura
Quando aquele programa que queremos não roda no Linux? O que fazer? Esperar uma versão mal escrita dele e depois de alguns anos baixá-lo e instalar normalmente ou utilizar um programa que soa como uma trapaça e traduza toda a plataforma? O Wine é simples assim.
Ele é um aplicativo simples que cria uma plataforma virtual para qualquer tipo de programa conseguir rodar em sistemas não-compatíveis. Esse é o caso da maioria dos programas escritos e desenvolvidos para Windows. Resumindo, ele funciona como uma tradução capaz de compilar programas de Windows no Linux e alguns outros sistemas operacionais compatíveis como o POSIX. Isso utilizando as aplicações Win32.
O Wine continua em desenvolvimento, no entanto muitas pessoas estão utilizando os seus serviços para executar um grande numero de aplicações de Windows para o Linux. O Wine foi desenvolvido inicialmente em 1993 e ainda possui algumas falhas com relação ao numero de aplicações que ele consegue modificar. No entanto, ele ainda é bem eficaz principalmente para aplicações mais conhecidas do Windows.
Sem resultados
ResetCarregando download...