Por Willian Konnai
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
O Mac OS X possui inúmeras diferenças em relação ao Microsoft Windows sendo uma das mais visíveis a impossibilidade de utilizar nativamente os programas .EXE do Windows no Mac. Mas com Wine for Mac, isso deixa de ser um problema.
Antigamente para se utilizar programas do Windows no Mac era necessário o uso de máquinas virtuais que exigiam grandes recursos de sistema e o resultado não era satisfatório em configurações mais simples de hardware como os notebooks G3 e G4, mas com a migração para processadores Intel, a possibilidade de usar o Windows ficou mais simples.
Atualmente existem 3 formas de utilizar programas feitos para o Windows no Mac: a 1ª é via dual boot com o BootCamp que permite instalar o Windows nativamente no Mac, a 2ª forma é utilizando algum programa de virtualização como o VirtualBox, Parallels ou Vmware Fusion, e a 3ª forma é utilizando os programas do Windows direto pelo Mac OS X via um sistema que usa apenas as Dlls necessárias para fazer o programa funcionar. Esse é o método usado pelo Wine for Mac.
O Wine for Mac é um utilitário que permite o funcionamento de programas do Windows via o carregamento de algumas Dlls necessárias para a execução. Diferente dos métodos citados acima, o Windows não é carregado por completo, apenas suas Dlls, método muito similar ao sistema de segurança conhecido por SandBox que isola os processos da camada do sistema operacional, oferecendo segurança, estabilidade e desempenho se comparado a uma máquina virtual.
Para o uso, o utilitário requer um disco ou imagem do Windows para a cópia de certas Dlls que são utilizadas pelos programas como arquivos .COM, arquivos .CX, arquivos do Direct X entre outros.
A ideia é muito boa, mas existe alguns pontos a salientar: a estabilidade e compatibilidade do utilitário é básica então não adianta esperar um desempenho real de um programa ou jogo conhecido por ser pesado como o Crysis em um MacBook White com 2Gb de memória Ram. Sempre é interessante utilizar a solução equivalente para o sistema Mac OS X do programa em questão, mas se não existir o programa, o uso do Wine for Mac pode ser uma opção que pode ter excelentes resultados ou resultados abaixo do esperado.
Outro detalhe é que não existe uma versão compilada do Wine para o Mac OS X. Então é necessário fazer este procedimento via terminal e com o Source do programa, algo que pode assustar o usuário a primeira vista, mas não é muto complicado.
Normalmente programas mais antigos possuem um melhor desempenho como Photoshop 7 e CS, Microsoft Office 2000 e 2003, jogos lançados até 2005 e 2006 como Need for Speed Underground e o Underground 2 e sistemas comerciais simples. Programas que exigem mais recursos normalmente são os que possuem menor desempenho como jogo atuais, programas de modelagem 3D e de edição de vídeo, apesar que atualmente existem soluções para o Mac dos programas citados acima.
Sem resultados
ResetCarregando download...