2 minutos de leitura
"Use um sistema operacional diferente do seu na mesma máquina, sem necessidade de instalá-lo."
VirtualBox é um sistema de virtualização de hardware muito prático. Isso quer dizer que você pode experimentar um sistema operacional sem a necessidade de instalá-lo. Você poderá provar uma das versões do Linux no XP, ou usar o Vista no XP, e vice-versa. O aplicativo permite que você crie “máquinas virtuais” com diferentes sistemas operacionais e assim ter as versões do Windows ou do Linux dentro do seu sistema atual.
Ele é ideal também para quem necessita testar programas e/ou outros sistemas sem correr risco de afetar o seus sistema atual. Uma vez que o sistema esteja instalado, você pode alterar entre o principal e o suporte através do atalho “SHIFT+CTRL Direito”. O melhor é que os sistemas são completamente dissociados um do outro. Isso significa que tudo o que você fizer dentro de um deles ficará lá, sem comprometer a funcionalidade do outro.
Ao clicar no link de download correspondente a versão Windows, baixe o arquivo executável para seu PC. Dê um duplo clique para abrir o assistente de instalação. Clique na opção “Aceitar e Instalar” para concordar com os termos de serviço do programa. Siga os procedimentos que surgem na janela para avançar até o fim da instalação.
Independente da versão escolhida a interface do VirtualBox é semelhante em todas elas, o que facilita o trabalho do usuário, independente do sistema usado como base. Note que na janela inicial há uma lista de todas as máquinas virtuais disponíveis no computador. Se você não possui nenhuma ela irá aparecer em branco.
Para criar uma nova máquina virtual, precione o botão “Novo” na barr de ferramentas principal, localizada no topo da janela. Você pode pressionar F1 para obter ajuda instantânea, ou visitar para obter informações e notícias sobre o VirtualBox. Na janela de criação da máquina virtual o usuário define um nome para a nova máquina e sistema operacional que deseja instalar.
O VirtualBox pode emular até 6 sistemas operacionais diferentes: Windows, Linux, Mac, Solaris, BSD e IBM OS/2 – assim como suas variações: XP, Vista, Fedora, Ubuntu, Snow Leopard, Lion, entre outros. Uma vez definidos os campos clique em “Próximo” para ser direcionado a janela de tamanho da memória.
Selecione a quantidade de Memória RAM em megabytes que será alocado para a máquina virtual. O tamanho recomendado para memória é de 2048 MB. Se quiser, pode adicionar um disco rígido virtual a máquina, basta acrescentar um arquivo de disco rígido virtual na lista ou selecionar outro local utilizando o ícone de pasta.
Para condições mais complexas de armazenamento é recomendável saltar este passo, indo direto para as opções de configuração manual encontradas na própria máquina depois de criada. É preciso também escolher o tipo de arquivo que você gostaria de utilizar para o novo disco rígido virtual. Caso não necessite utilizá-lo com outros softwares de virtualização use as configurações padrão.
Por fim, defina como o VirtualBox tratará o armazenamento na máquina virtual. Se optar por um disco rigido “Dinamicamente Ativo”, ele usará o espaço do seu disco rigido fisico à medida que for sendo utilizado até o tamanho máximo pré-definido. Se optar pelo “Tamanho Fixo”, pode levar mais tempo para ser criado em alguns sistemas, mas geralmente possui acesso mais rápido.
No results available
ResetSem resultados
ResetCarregando download...