Por Romulo Vercosa
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
Customização é a palavra da vez. Quem não quer um computador totalmente personalizado, com opções que atendem perfeitamente a suas necessidades? Sabendo disto, a Microsoft propôs que seu Windows 7 fosse o mais customizavel possível. Embora bem sucedido, o sistema ainda fica muito atrás no quesito, principalmente se comprado ao Ultimate Windows Customizer.
Leve, com interface dinâmica e que lembra bastante as aplicações oficiais do sistema, Ultimate Windows Customizer é uma programa que como o próprio nome diz, permite a customização de uma série de aspectos do sistema. No total temos nove categorias bem divididas, o acesso a elas se dá por meio de uma coluna organizada em formato de lista no lado esquerdo da janela.
Entre as categorias temos Explorer, Context Menus, Libraries, Logon Screen, Start Orb, Taskbar, Miscellaneous, Settings & Extras e Windows Media Player. Basta clicar na desejada e abrir um leque de opções das mais variadas. Quem domina o inglês ou possui um bom nível de instrumentalidade no idioma não terá problemas. Agora se você não sabe diferenciar “push” de “pull” é melhor ter um dicionário do lado antes de modificar qualquer coisa.
Explorer permite alterar o modo como se da a interação entre o usuário e o menu Explorer do Windows, como alterar o modo como se dá a navegação entre as pastas. Context Menus, aborda o menu de contexto, onde se pode alinhar ícones no top, no centro ou dos lados e até adicionar (ou remover) vários deles.
Libraries lida com as pastas de seu conteúdo multimídia (Documentos, Foto, Video e Música). Aqui novamente é possível ajustar o modo como se dá a navegação, bem como atalhos e icones de cada um. Logon Screen altera a imagem da tela de inicialização do Windows, enquanto Start Orb personaliza o botão Iniciar, modificando-o visualmente ou ocultando. Outra que provavelmente será muito utilizada é Taskbar já que a mesma lida diretamente com a barra de tarefas do sistema.
A opção Miscellaneous muda os sons de ativação de alguns programas como o Wordpad e o Paint e Settings & Extras, temos acesso às configurações existentes no prompt de comando (muito cuidado ao mexer em alguma coisa aqui). Windows Media Player, a última opção, customiza a imagem de fundo do player. Tais alterações são, em sua maioria, executadas sem a necessidade de reiniciar o sistema. Dependendo da versão do seu sistema, algumas opções podem não funcionar integralmente.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...