Por Amanda Maryelli Vaz
Atualizado em 13/06/24
2 minutos de leitura
Em meio a uma das passagens mais marcantes da história Cuba encontra-se no auge da guerra fria. Este é o cenário do game Tropico 3, que faz o mesmo gênero de Sim City, contudo aqui você é El presidente ou El comandante e como tal deve fazer jus a sua função comandando e administrando toda a nação da ilha caribenha.
Todo o contexto que serviu de inspiração para a criação do game é realmente histórico e além de Cuba envolve também União Soviética e Estados Unidos. Algumas passagem são retratadas com fidelidade pelo game, é o fato da Crise dos Mísseis (Crise do Caribe ou ainda Crise de Outubro), ocorrida no ano de 1961 que teve na instalação de mísseis soviéticos em solo cubano o estopim para o seu início. Nem mesmo a visita de João Paulo II à ilha, ocorrida em janeiro de 1998 ficou de fora desta história.
Sua missão antes de tudo é governar e para tanto planejar o desenvolvimento social, garantindo trabalho digno, educação e saúde para seu povo, ou se preferir inicie uma ditadura opressora e transforme o país unicamente num quintal para turistas. Tudo está em suas mãos e caberá a você definir que rumo esta história tomará.
Mas acredite um grande governante é formado pelo povo e para dominar é preciso encontrar seguidores. Logo, sua principal arma será a exemplo de outros grandes nomes da história, o discurso. Utilize-o para justificar suas escolhas perante seu povo, afinal, ele cobrará respostas o tempo todo e para dar continuidade em seus projetos será preciso convencê-lo. Uma boa estratégia é promover longos discursos, reforçando tudo aquilo que a Revolução trouxe de bom para o país.
Em Tropico 3 você será senhor de si e da própria história, os fatos e o tempo estarão curvados em vossa reverência. Os eventos históricos poderão ser inseridos conforme a sua vontade, sendo reais ou meros produtos do seu desejo. Experimente todos os recursos dos quais dispõe, desde os discursos políticos, o gerador de missão, até as visita online a ilhas de outros jogadores, enfim desfrute ao máximo. Toda a atmosfera de Tropico 3 ainda ganha um tempero a mais por ser embalada por uma excelente trilha sonora repleta de música latina.
A variedade de ramos para negócios (turismo, petrolífero, mineração, agricultura, etc.) é bem abrangente e conforme as suas escolhas poderá projetá-lo como um grande sucesso. Obviamente, alguns recursos estão desabilitados na versão DEMO. Entre as possibilidades oferecidas está a construção de hospitais, escolas, moradias, hotéis, parques, estádios, construção de estradas, empregabilidade de cidadãos, garantia das condições de vida (ou não), divisão da renda através da fixação de salários, lucro obtido com as produções agrícolas realizadas na própria ilha e diversas outras opções para garantir o bem estar de seus cidadãos.
Junto a seu exército: reprima o povo e garanta um estado policial ou garanta a segurança de toda sua nação, prevenindo-se das ameaça de súbitas invasões provenientes do grande carrasco, os Estados Unidos da América. Para isso você terá que manipular todos os encantos que a nação tem a oferecer, só assim conseguirá exercer influência sobre a superpotência aliada da época: a União Soviética.
Contudo a cara de toda revolução são mesmo os rebeldes e você não se verá livre deles, será bastante comum encontrar grupos de rebeldes nacionalistas que desejam manter de pé os propósitos da Revolução: vida digna para o povo e soberania nacional. Grupos como os defensores do capitalismo e da economia de mercado poderão ser vencidos facilmente.
Caso você já esteja familiarizado com o estilo estratégia e simulação de Age of Empires, Warcraft, entre outros você irá familiarizar-se facilmente com os comandos de Tropico 3, pois aqui as coisas não fogem muito do convencional. Então com punhos de ferro ou equilíbrio e conduta ética tome as rédeas do seu povo e conduza esta história.
Sem resultados
ResetCarregando download...