Por Paulo Silva
Atualizado em 15/06/24
1 minuto de leitura
Se faz necessário averiguar continuamente os programas que estão iniciando com o carregamento do Windows, isso evita que entradas inválidas ou maliciosas e até vírus comprometam o rápido inicio e a futura performance do sistema.
De acordo com a origem do arquivo se julga qual programa o ordena a carregar com a inicialização do S.O, às vezes estes arquivos não possuem nenhuma procedência, o que geralmente os caracteriza como malwares. É aí que entra o Security AutoRun, um programa que te deixa por dentro de todos os softwares que estão inicializando juntamente com o Windows.
Super completo para o que propõe, Security AutoRun não requer instalação e é de facílimo uso. Ele divide em categorias como drivers, Dlls conhecidas e desconhecidas, serviços executáveis ou não pelo Explorer, inicializações por serviços ou usuários, arquivos .ini e várias outras mais subcategorias que expõe de maneira detalhada e muito clara.
É possível clicando sobre o arquivo, desabilitar ou excluir da lista de inicialização. O que deve ser feito de forma analítica e por um usuário com o mínimo de conhecimento em informática, pois pode vir a comprometer a correta inicialização do sistema, causando travamentos, ou não exibindo a interface por exclusão de um arquivo vital.
Security AutoRun é capaz de opinar sobre a integridade de algum item da inicialização, o mostrando ser confiável ou não, o que deverá ser acariciado por parte do administrador e decidir se é importante, o que pode em casos de arquivo malicioso reduzir de forma considerável o tempo de inicialização do sistema.
Sem resultados
ResetCarregando download...