Por Willian Konnai
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
Índice
ToggleO Pixelitor pra Mac é uma espécie de editor simples de imagem que permite efetuar a edição de imagens via diversos filtros e ferramentas de cor semelhantes ao Photoshop permitindo as mesmas operações de edição de cores encontradas no editor da Adobe.
Sua instalação, apesar de ser em JAVA, segue a mesma regra do Mac OS X: efetue o download do arquivo e depois execute o arquivo .jar. Importante lembrar que para o funcionamento é necessário a versão 6 do JAVA instalada.
Como era esperado, o Pixelitor pra Mac não é voltado para quem não possui conhecimento no Photoshop ou mesmo com imagens em geral, pois esta ferramenta pressupõe que o usuário entenda de conceitos de layers, blending modes, unsharp, máscaras, histogramas, colorização, brilho e contraste, sendo de pouca ou nenhuma utilidade para usuários que não trabalham ou mexam com DTP.
Um dos fatores que sempre diferenciaram um computador do outro além das configurações e design, é o seu sistema operacional. Os computadores padrão IBM-PC inicialmente contaram com o MS-DOS, Windows e depois de um tempo, o Linux. A Apple sempre teve o Mac OS X como o seu sistema padrão.
E como era esperado, esta diferenciação entre os sistemas impede que por exemplo um Microsoft Office, funcione de forma nativa em um Linux, um Final CUT seja instalado em um Windows ou mesmo alguns jogos lançados para o sistema da Microsoft funcione no OS X.
Pensando nestas limitações, diversos desenvolvedores criaram formas de simular um ambiente, ou mesmo unificar, permitindo que um programa funcione não importando o computador ou o sistema em que o mesmo será executado.
Bons exemplos desta solução são a própria Internet com seus serviços e aplicativos online, a plataforma de jogos Unity, a solução da Adobe com o seu Adobe Air é lógico, o sistema que foi o percursor de todas as soluções citadas acima, o JAVA.
A linguagem JAVA permite que seus desenvolvedores portem suas aplicações para qualquer sistema que tenha suporte ao mesmo. Quando executado um programa JAVA, o sistema identifica o código e aciona a máquina virtual do JAVA que permite a execução do programa como se o mesmo fosse nativo do sistema operacional.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...