Por Pedro Yuri
Atualizado em 22/06/24
9 minutos de leitura
Índice
ToggleA Apple é conhecida, acima de tudo, pelo seu cuidado com a qualidade de seus produtos. Há muito tempo, frases como “Simplesmente funciona” e “Parece mágica” são usadas para descrever os produtos da empresa, aludindo ao funcionamento completamente intuitivo e transparente. Partindo desse conceito, não poderia ser diferente com seus Macbooks e demais computadores Mac, onde a companhia do finado Steve Jobs oferece um dos sistemas operacionais mais avançados disponíveis do mercado, o OS X Mavericks.
O OS X Mavericks, anteriormente conhecido como Mac OS X, é o sistema operacional exclusivo dos computadores Apple, e como tal controla a parte técnica do computador, mediando as relações entre usuário e máquina, e servindo de interface sobre a qual os programas executam. Além disso, oferece uma interface gráfica unificada de fácil uso, baseada em regras ditadas na “Human Interface Guidelines” pela própria Apple e seguidas pela grande maioria dos desenvolvedores, assegurando uma experiência sempre familiar, unificada global no sistema e nos programas.
O OS X foi um dos passos da reestruturação da Apple em 1997, quando essa comprou a Next, Empresa do então exilado Steve Jobs. O novo sistema operacional da Empresa californiana foi então desenvolvido sobre a base do NextStep, um SO desenvolvido pela Next baseado na plataforma UNIX.
Assim surge a décima versão do sistema Apple, o que justifica o “X” do nome, que nada mais é que o número 10 em algarismos romano. O Mavericks vem a ser a nona interação do OS X, o que o rende ao número a versão 10.9.
Rodando exclusivamente em computadores produzidos pela empresa californiana, sendo esses o Macbook, Macbook Pro, Macbook Air, Mac Mini, iMac e o todo poderoso Mac Pro. Uma vez que foi desenvolvido com um set específico de máquinas em mente, o OS X não irá incomodar o usuário com questões técnicas que normalmente afligem outros O.S.s, como o Windows ou Linux, eliminando problemas frequentes como Drivers e incompatibilidade de programas.
O OS X Mavericks mantém características das versões anteriores que definem a experiência de uso do sistema. É através dessas funções que se define a usabilidade geral da interface do OS, com a exibição da barra de menus sempre visível na parte superior da tela. Essa barra muda de acordo com o aplicativo em primeiro plano e exibe ícones de utilitários, tais qual relógio, bateria, WiFi, volume, bluetooth, além de outros aplicativos instalados pelo usuário.
Finder
O gerenciador de arquivos do OS X define a experiência geral do sistema, sendo o primeiro programa a ser aberto quando um usuário faz login em um Mac e a partir de onde o usuário irá acessar programas e arquivos. Ele está sempre rodando e é o único programa no sistema que não pode ser fechado. Para abrir uma janela do Finder, clique no ícone do programa na doca, na parte inferior da tela.
A parte principal central da janela irá exibir suas pastas. Clicando duas vezes sobre uma pasta você a abrirá, visualizando seu conteúdo. Na barra superior há vários botões, os quatro primeiros alternam entre os modos de visualização das pastas. O primeiro botão exibe os itens em ícones; O segundo mostra em lista; O terceiro separa cada subpasta em colunas e; por fim, o último, mostra os arquivos no CoverFlow, que exibe cada item em uma pré-visualização que pode ser foleada, tornando mais fácil encontrar um arquivo de mídia específico.
O botão seguinte oferece uma lista de ações a serem tomadas com o arquivo selecionado, como Mover para a lixeira, Obter informações, Criar pastas dentre outras. O próximo botão organiza os itens em exibição de acordo com certos critérios como Nome, Tipo de arquivo, Data de modificação, tamanho do arquivo dentre outros.
O botão a seguir exibe opções de compartilhamento do arquivo selecionado, sendo possível enviar diretamente por AirDrop, pelo Messages ou pra Redes Sociais, como Facebook ou Twitter. Finalmente, o último botão gerencia Etiquetas do arquivo selecionado. Pondo uma etiqueta a um arquivo ou pasta, você torna mais fácil a localização deste, pesquisando por uma tag específica.
A barra na lateral esquerda é divida em 4 partes – Favoritos, que exibe localizações utéis pré-definidas pelo sistema e por você; Compartilhados, exibindo outros computadores na mesma rede; Dispositivos, que exibirá discos conectados ao seu computador, como CDs, PenDrives e HDs externos; e por fim Etiquetas, que mostrará todos os arquivos aos quais foram aplicados uma etiqueta específica.
Doca
Na parte inferior da tela, o OS X exibe a Doca (ou Dock), com atalhos para programas a serem definidos pelo usuário, permitindo acesso rápido aos programas mais usados. É na Doca também que se exibe os programas atualmente abertos no computador, sinalizados por um ponto brilhante abaixo do correspondente ícone.
Spotlight
Na barra de menu, no canto superior direito da tela você encontrará um ícone de lupa. Clicando nele ou usando o atalho “Cmd + Barra de espaço” , você poderá acessar o Spotlight – uma poderosa ferramenta de busca que poderá por qualquer arquivo ou programa rapidamente ao seu alcance, ou mesmo fazer buscas na web bastando apenas digitar o nome do item desejado.
Se o Spotlight ainda não é o suficiente e você está em busca de algo capaz não só de abrir seus arquivos, mas de realizar ações a qualquer momento, experimente o Quicksilver.
Mission Control
O Mission Control dá acesso rápido a todos os aplicativos abertos no seu computador, em uma só tela. Uma vez acionada a tecla de acesso à função ou o atalho Ctrl + Seta para cima, o sistema irá apresentar uma versão expandida de todas as janelas abertas no momento, agrupando janelas de um mesmo aplicativo abertas na Mesa (como é chamada a área de trabalho no OS X), e exibindo todos os aplicativos abertos em tela cheia na parte superior.
É possível criar uma segunda área de Mesa, movendo o cursor para a parte direita da tela, após os espaços, onde aparecerá uma cópia da sua área de trabalho, com um símbolo de positivo (+). Para alternar entre o Desktop e os demais programas em tela cheia, use o atalho Ctrl + Seta para os lados. Para ver todas as janelas do aplicativo em primeiro plano, use o atalho Ctrl + Seta para baixo. O Mission Control é a evolução e a combinação de duas funções antigas do OS X: O Exposé e o Spaces.
FullScreen
A partir do OS X Lion, o sistema possibilita que os aplicativos rodem em tela cheia. Diferente do que acontecia antes, ou em outros sistemas operacionais, isso significa que o aplicativo tem um espaço próprio seu, sem outros aplicativos sendo super ou sobrepostos. Como explicado, é possível alternar entre os programas em tela cheia usando o Mission Control.
Dashboard
O Dashboard é uma tela do sistema dedicada à exibição de widgets, com fácil acesso e de forma não intrusiva. Widgets são ferramentas virtuais interativas que realizam funções simples. O próprio sistema já oferece algumas dessas ferramentas por padrão, como relógios, calendários, dicionários, calculadoras, previsão do tempo, dentre outras. Para acessar o Dashboard, acesse o espaço mais a esquerda no Mission Control, ou utilize a tela F12 ou a tecla dedicada no seu teclado Apple, se este a possuir.
Controles Multitouch
O OS X possui controles Multitouch, tirando total vantagem do trackpad multitouch dos seus laptops e acessórios como o Magic Mouse ou o Magic Trackpad. Dessa forma é possível controlar todo o Sistema usando atalhos multitouch. Por exemplo, para executar a rolagem de texto em uma janela, basta arrastar com dois dedos para cima ou para baixo.
Ainda é possível alternar entre os aplicativos em tela cheia arrastando para o qualquer um dos lados com três dedos, ou exibir todos os aplicativos no Mission Control arrastando com três dedos para cima. É possível customizar os gestos Multitouch nas Preferências de Sistema.
iCloud
O serviço de Computação e Backup na Nuvem permitem guardar arquivos e músicas pessoais online, além de ser uma presença global em todos os produtos da empresa, permitindo a sincronização de vários serviços em quaisquer aparelhos produzidos pela empresa. Alguns desses serviços são contatos, calendários, favoritos, notas, lembretes, dentre outros. A Apple oferece 5GB grátis com a inscrição no iCloud. Se isso não for o suficiente para você, tente outros serviços como o ” title=”Dropbox” href=”https://www.zigg.com.br/downloads/dropbox” target=”_blank”>Dropbox, ” title=”Box” href=”https://www.zigg.com.br/downloads/box-net” target=”_blank”>Box ou o ” title=”Google Drive” href=”https://www.zigg.com.br/downloads/google-drive” target=”_blank”>Google Drive.
Integração Redes Sociais
É possível conectar o OS X diretamente a várias redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn dentre outras. Uma vez vinculadas ao sistema, você receberá notificações das redes ligadas através das Notificações do OS, e poderá postar diretamente da janela de notificações.
Time Machine
Para simplificar o processo de backup de dados do sistema, o OS X oferece o Time Machine – um programa que automatiza o processo de cópia de informações e facilita a restauração. Uma vez ativado, o Time Machine irá pedir por um disco para executar os backups. A partir daí, o aplicativo irá tirar “fotos” do seu sistema, tornando possível restaurá-lo a um ponto específico do seu histórico. Ele irá criar pontos de restauração de hora em hora para as últimas 24 horas, pontos diários para dentro do último mês e pontos semanais para os meses anteriores. Backups mais antigos serão apagados conforme o disco de destino encher.
AirPlay
AirPlay é um padrão criado pela Apple para a envio sem fio de áudio e vídeo. Dessa forma, é possível transmitir filmes e música para dispositivos compatíveis, como caixas de Som ou mesmo uma Apple TV.
AirDrop
O AirDrop facilita a transferência de arquivos entre Macs. Disponível através de uma aba no Finder, a função irá exibir outros Computadores Apple na rede que também estejam esperando conexão AirDrop. A partir daí, basta arrastar o arquivo desejado para o ícone do computador na rede e iniciar a transferência de modo fácil e rápido.
Safari
O Navegador padrão do OS X é um Browser de vanguarda baseado no motor WebKit, oferecendo suporte a vários padrões de Web de ponta, a frente de todos e impulsionando o desenvolvimento da internet. Alguns exemplos são o suporte a HTML 5 e ao padrão de vídeo x.264.
O aplicativo de e-mail do OS X, além de uma interface de fácil uso, tem suporte a vários serviços comerciais de correio eletrônico como Gmail, iCloud, Yahoo! Mail, Microsoft Exchange, AOL Mail, além de suporte aos protocolos SMTP, POP3 e IMAP, para inclusão de outros serviços.
Contacts
O aplicativo de agenda do OS X sincroniza com sua conta 5, tornando sua lista de contatos acessível em qualquer lugar, seja online ou em um dispositivo mobile Apple. Um contato adicionado em qualquer um dos terminais irá automaticamente ser acrescentado a todos os outros. Também é possível importar e exportar vCards, padrão usado por outros aplicativos de agenda de contatos.
Calendar
O programa de calendário do sistema da Apple também sincroniza com o iCloud, possibilitando que você acesse seus compromissos de qualquer dispositivo compatível. É possível “assinar” uma lista de compromissos coletiva, para compartilhar e ser avisado sobre eventos.
PhotoBooth
Tirando proveito das câmeras iSight integradas em seus Laptops e monitores, a Apple inclui no seu sistema operacional um programa próprio para tirar fotos e adicionar filtros para torná-las mais interessantes.
iTunes
O onipresente gerenciador de Mídia da Apple não podia faltar em seu próprio sistema operacional, servindo como uma central de visualização e de compra de conteúdo. É através do iTunes que você irá escutar música, comprar músicas, vídeos, livros e aplicativos mobile, além de sincronizar todo esse conteúdo com seu iDevice favorito, seja um iPhone, iPad ou iPod.
Para saber mais sobre como organizar sua biblioteca de música e transferi-las para seu Dispositivo Mobile Apple, Leia esse artigo. Para aprender como puxar e instalar aplicativos Mobile com o iTunes, leia mais aqui. E se o iTunes é complexo demais e você quer um aplicativo mais simples para escutar suas músicas, tente o Vox.
Messages
Antigamente conhecido como iChat, hoje o Messages integra vários sistemas de mensagens instantâneas, incluindo integração com o protocolo iMessage da própria Apple, possibilitando comunicação entre dispositivos da empresa. Além disso, o Messages ainda permite conexão com o Google Hangouts, Yahoo, AOL e com o protocolo Jabber, usado no chat do Facebook.
Para outros programas de Instant Messaging, teste o Line, Viber, Hangouts ou Adium.
FaceTime
Mais uma vez aproveitando as câmeras integradas de seus dispositivos, a empresa oferece o FaceTime, um programa de videotelefonia, onde é possível realizar uma chamada de vídeo e ver a pessoa com quem se conversa. Já que o mesmo programa está disponível para iDevices, é possível realizar ligações partindo do computador para iPhones e iPads.
Mac App Store
Antes da App Store (e do Zigg), descobrir aplicativos específicos para Mac que resolvessem problemas cotidianos era difícil. Nessa loja virtual, implementada desde a versão 10.6 Snow Leopard, é possível encontrar aplicativos gratuitos e pagos para computadores Apple, separados convenientemente em diversas categorias.
Para aprender a usar a Mac App Store e a instalar aplicativos usando esse recurso, leia esse artigo. E não se esqueça que esses e muitos outros aplicativos para Mac estão disponíveis no Zigg!
Novos
iBooks
A plataforma de compra e leitura de livros digitais da Apple, antes disponível no iOS, agora chega ao OS X Mavericks. O Aplicativo desktop permite que você navegue pela loja de livros e organize suas aquisições em uma biblioteca. É possível também adicionar Arquivos PDF a essa biblioteca, mas não abri-los usando o programa.
Mapas
O infame aplicativo de Mapas do iOS também aparece no novo Mavericks. Agora é possível compartilhar localizações com outros aplicativos como, por exemplo, marcar a localização de um evento no Aplicativo Calendário.
Novas interfaces
No OS X Mavericks a Apple passa a tomar uma nova postura em relação a interface gráfica de seus produtos. Enquanto antes a empresa aplicava e incentivava pesadamente o conceito de skeumorfismo, isto é, uso de elementos de um objeto físico real, agora ela adotou um paradigma minimalista de design, com cores sólidas e linhas leves.
Embora o Sistema inteiro não tenha recebido isso, essa nova direção fica evidente nos aplicativos da empresa, onde podemos perceber as alterações. Exemplos notáveis são o Calendars e o Contacts, que antes usavam metáforas visuais de cadernos de couro, com costuras aparentes, e agora foram tremendamente simplificados.
Safari
O Safari agora conta com uma barra lateral onde é possível acessar facilmente sua lista de favoritos, a lista de leitura, que pode ser atualizada em qualquer dispositivo seu ligado ao iCloud, ou Links compartilhados através das suas redes sociais conectadas ao sistema, principalmente o Twitter e o LinkedIn. A página de Top Sites também foi reformulada, permitindo adicionar e reorganizar o sites que você mais frequenta numa conveniente página inicial.
Chaves no iCloud
A Apple agora oferece o serviço para guardar suas senhas para quaisquer serviços no iCloud. Isso significa que suas senhas e informações de cartão estarão sempre disponíveis para você, independente do dispositivo que você estiver usando. Não é preciso se preocupar com segurança, já que todas essas informações estão protegidas com uma poderosa criptografia AES 256 bits, tornando virtualmente impossível a ação de malfeitores.
Vários Monitores
Depois de anos de reivindicação, finalmente o OS X dá suporte, de fato, ao uso de vários monitores em um mesmo computador, uma função útil para qualquer profissional que precise lidar com muita informação de uma só vez. Agora é possível trabalhar com cada monitor independentemente, sendo possível por um aplicativo em tela cheia em cada monitor. Também é possível usar a tecnologia Air Play para usar uma TV ou Monitor conectado como um monitor independente, possibilitando usar uma tela para apresentação e a outra para anotações, por exemplo.
Notificações
A função de notificações se torna ainda mais capaz no Mavericks. Agora é possível interagir diretamente a partir da janela de notificação com o programa que exibiu. Além disso, é possível receber notificações de atualizações de sites, desde que eles sejam compatíveis. Finalmente, o sistema de notificações continua ativo enquanto seu computador entra em modo de espera. Desta forma, quando você está na tela de login ao retornar ao computador, você verá notificações com um resumo do que aconteceu enquanto esteve fora.
Finder
O Finder continua a se aprimorar, adquirindo mais funções a cada nova versão do OS X. Com o lançamento do Mavericks, agora é possível abrir várias abas em uma mesma janela – tal qual um navegador de internet – facilitando o gerenciamento de conteúdo. Também buscando simplificar a organização de arquivos, o Finder agora acrescenta a função de Etiquetas, evoluindo das antigas “Labels” das versões anteriores. Agora você pode atribuir várias palavras-chave a um arquivo, facilitando sua localização com as ferramentas de busca e os agrupando por assuntos em comum.
Mais bateria
O OS X Mavericks passou por várias otimizações que prometem diminuir drasticamente o uso de energia do seu Mac, e portanto aumentam o tempo de funcionamento se você estiver usando um computador com bateria.
Time Coalescing
Essa tecnologia de otimização de processamento agrupa processos menores e os executa juntos, criando momentos ociosos para a CPU do seu computador e economizando energia.
App Nap
Partindo do conceito que “O que os olhos não veem, a bateria não sente”, o App Nap desativa programas que estejam encobertos ou minimizados e que não estejam executando nenhuma operação em segundo plano. Por exemplo, um player de música deixado em segundo plano, será reativando apenas quando for posto em destaque novamente. Isto economiza os recursos do computador, evitando o gasto desnecessário de energia.
Economizador de Energia do Safari
Alguns sites exibem animações baseadas em plug-ins que consomem bastante energia , como por exemplo o Flash. Pensando nisso, o Safari agora tem métodos para controlar esses processos, para que você os ative apenas quando precisar e, portanto, economize bateria.
Compressão de memória
É simples: quanto mais memória seu computador tiver, mais rápido ele funcionará. É pensando nisso que funciona a compressão de memória do OS X, comprimindo a memória RAM inativa e liberando mais espaço para os programas ativos.
O Sistema Operacional OS X Mavericks mantêm todas as melhores características das versões anteriores, enquanto acrescenta novas funções que melhoram ainda mais o produto. É indispensável não apenas por ser o sistema padrão de todos os computadores Mac, mas também por trazer o que há de mais moderno sobre OS que um usuário poderia desejar.
O novo sistema traz inúmeras melhorias ao usuário Mac, que agora tem muito mais funções ao seu dispor, além de vários ajustes finos que, embora invisíveis, tiram do operador a preocupação com problemas técnicos e o deixam livre para executar o trabalho que realmente importa.
E, acima de tudo isso, a Mavericks é a primeira versão do OS X inteiramente grátis. Não só pela óbvia vantagem de não pagar por um upgrade, isso também significa que agora a maioria dos Macs estarão rodando a mesma versão do OS, o que facilita suporte e principalmente a compatibilidade de programas a serem desenvolvidos, que não terão a preocupação de testar em várias versões, devido à fragmentação.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...