Por Romulo Vercosa
Atualizado em 13/06/24
2 minutos de leitura
Embora o encanador da gigante Nintendo seja, de longe, o personagem mais popular da histórias dos games, não podemos deixar de lembrar de um outro mascote, igualmente conhecido, que chegou a disputar a preferência dos fãs com o próprio Mario.
Estamos falando de Sonic, o porco-espinho que teve seu auge na década de 90, mas que de lá pra cá não tem conseguido atrair novos jogadores. Embora ainda possua uma legião ardorosa de seguidores, o mascote não tem recebido a devida atenção por parte dos desenvolvedores da Sega, nem mesmo pelos fãs, que não se cansam de criar jogos amadores para homenageá-lo.
Felizmente, alguns destes jovens programadores conseguem nos surpreender ao apresentar uma versão que se não é melhor é quase tão boa quanto o original. Open Sonic, mais do que resgatar os elementos que tornaram famosa a franquia, introduz uma nova mecânica, dando aquele gostinho de algo novo. Aqui é possível jogar com três personagens: Sonic, Knuckles e Tails, alternando o controle e utilizando as habilidades específicas de cada um para superar os obstáculos.
Essa inovação com certeza causará estranheza aos jogadores das versões clássicas, mas essa sensação é passageira, dando lugar a muita aventura e diversão. Neste fan-game, mais do que habilidade será preciso usar um pouco a cabeça, pois haverão situações em que se deve alterar entre o controle dos protagonistas para avançar na fase. Isso mesmo, não se trata apenas do prazer de controlar vários personagens ao mesmo tempo, mas sim das possibilidades de interação que os mesmos oferecem com o cenário.
Além da jogabilidade inovadora, é preciso fazer um elogio, também a parte técnica. Logo nos primeiros minutos fica evidente que este foi um trabalho feito por verdadeiros fãs, dado o capricho com que as fases são retratadas. Os gráficos são muito bonitos, lembrando bastante a série do MegaDrive, embora com um toque mais moderno, para realçar as cores e também satisfazer os jogadores mais exigentes.
Outro ponto a ressaltar são os efeitos sonoros, muito bem feitos, remetendo a antigas fases. Os saudosistas certamente vão babar durante o jogo, enquanto os novatos irão conhecer e aprender a curtir este, que ao lado de Mario, fez a cabeça de toda uma geração.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...