Por Romulo Vercosa
Atualizado em 13/06/24
1 minuto de leitura
Índice
ToggleNo estudo de teoria musical, a partitura é uma das coisas mais difíceis de aprender. Por isto mesmo, muitos músicos não sabem ler partitura. Aprender a tocar um instrumento não se compara, em nível de complexidade, ao ato de interpretar estes estranhos símbolos criados pelos músicos de séculos passados para salvaguardar suas composições. O MuseScore promete dar uma forcinha.
É claro que se você é músico profissional ou amador, provavelmente consegue lê-las facilmente, como se estive interpretando um texto numa língua que você domina. Mas aprende-las requer um concentração e muita dedicação. Para facilitar à vida dos aspirantes a Jimmy Hendrix, MuseScore é o programa ideal.
Com este programa o usuário aprenderá a ler e compor partituras de forma interativa. O processo fica ainda mais fácil se consideramos que o MuseScore está parcialmente em português, o que permite acesso as ferramentas do aplicativo mais rapidamente.
Para começar a trabalhar basta ir na opção ‘Arquivo’ e clicar em ‘New’. Defina quantos e quais instrumentos serão usados para compor a canção: guitarra, violão, violino, flauta, trompete, piano ou outros. Uma vez definida sua ‘orquestra virtual’, chegou a hora de por a mão na massa. Clique na opção em formato de ‘N’ e selecione qual é o tipo de nota que você deseja inserir. Leve o cursor para o ponto da pauta onde você deseja alocar a nota e pronto!
Quando você terminar de editar a sua partitura, poderá ouví-la em MIDI, embora a execução não seja muito definida. MuseScore possui alguns defeitos, como espaços vazios inseridos contra a vontade do usuário ao longo da partitura, e o baixo suporte técnico para ouvir o resultado final. Recomendado para músicos aprendizes.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...