Por Tarcisio Lourenco Junior
Atualizado em 14/06/24
1 minuto de leitura
Foi somente nos anos 90 que a internet começou a se tornar popular, a partir da interatividade conferida a ela. Antes disso ela era só um local de trabalho científico, onde se trabalhava somente com linhas de comando e apenas pessoas qualificadas é que a utilizavam. A finalidade era puramente para trabalho, interface gráfica amigável não existia.
A partir do início da década passada quando começou a se popularizar é que começaram a haver as primeiras preocupações dos programadores com a interatividade e facilidade de utilização por parte do usuário leigo, a usabilidade passou a ser uma constante para todos os programas. Nessa época foi iniciada a concorrência entre navegadores da web pela atenção do usuário, principalmente Netscape e Internet Explorer. Posteriormente surgiram outros diversos navegadores, cada um apresentando uma característica ou funcionalidade diferente, e aí começou a complicação para a vida dos programadores para web.
Acontece que os programas criados tinham de ser compatíveis com todos os navegadores, ou no mínimo ser compatível com a maioria deles, os mais utilizados. Os testes com os programas criados, para funcionarem em diversos navegadores diferentes são acirrados, o programador tem que fazer esses testes em cada um e ir aplicando as correções para que todos reconheçam o programa da mesma forma.
Microsoft Expression Web SuperPreview foi criado exatamente para facilitar a vida dos programadores na hora dos testes. Com essa ferramenta, o profissional pode testar sua criação nos navegadores Internet Explorer 6, 7 e 8, verificando as funcionalidades e características do programa ora em questão, em relação a essas três versões do navegador.
Ele apresenta características que permitem ao criador do programa visualizar a interface dentro do browser e ao mesmo tempo visualizar e alterar o código para adaptar o programa ao navegador. Isso é feito de maneira bastante facilitada e as correções podem ser feitas de maneira simples. Visualizando as falhas e o código na mesma janela, fica mais fácil aplicar as correções.
Se você é, ou pretende tornar-se programador para web, não abra mão dessa ferramenta que promete facilitar em muito sua vida.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...