Por Romulo Vercosa
Atualizado em 14/06/24
1 minuto de leitura
Você sabia que a Microsoft possui uma série de aplicativos gratuitos disponíveis? São complementos para seu navegador IE, melhorias de desktop e gerenciadores de arquivos. No caso deste último, falo especificamente do Microsoft Download Manager, uma ferramenta criada para substituir o gerenciar de downloads nativo do Internet Explorer.
Mas porque seria preciso algo assim, já que o browser que você utiliza (qualquer que seja ele) faz downloads normalmente sem apresentar problemas? Porque esta ferramenta simplifica o processo de download. A partir da sua única janela, é possível acompanhar a transferência do arquivo. Note que existe um pequeno ícone com uma seta apontada para baixo acompanhada do símbolo de soma (+), clicando sobre ele você abre uma pequena caixa onde pode ser inserido um link para uma página em HTTP onde esteja o arquivo.
Basta confirmar o link para que o mesmo seja avaliado pelo programa. Essa análise determina quais links são seguros e quais são confiáveis o que evita a aquisição de aplicativos que possam danificar o PC. No entanto, essa analise parece levar em conta critérios um tanto rigorosos, já que em nossos testes a grande maioria dos links não foi aceita. Quando isso acontece uma mensagem de erro surge, identificada por um botão vermelho com um “X” no centro.
Caso não tenha problemas com isso então é só esperar início do download. Você monitora a porcentagem e o status do mesmo, e ainda pode pausar e posteriormente, reiniciar o mesmo caso seja necessário. Clicando no ícone semelhante a uma roldana o usuário personaliza algumas funções como o local onde os downloads serão armazenados, número máximo de conexões e assim como o reinicio automático dos mesmos.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...