Por Willian Konnai
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
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ToggleO MacMame é um emulador de arcades que permite jogar títulos de fliperamas de uma forma prática e efetiva. Ele também possui poucos requerimento, sendo possível jogar até em um iBook G3 com 256 Mb de Ram rodando o 10.4 Tiger.
Como a maioria dos programas do Mac, sua instalação é bem simples, efetue o download do arquivo, monte a imagem e copie o programa para a pasta Aplicativos (Applications). O emulador possui uma interface simples permitindo selecionar o jogo via uma lista. Ele possui suporte as máquinas de fliperama da Capcom, Neo Geo, SNK, Taito, Midway / Williams, Konami, entre outros.
Este emulador é uma boa opção para quem tem MACs com o processador PowerPC ou a versão 10.6 Snow Leopard e deseja jogar títulos de arcades, pois ele é codificado para PowerPC e não possui código Intel. Devido a isso, é impossível o funcionamento do mesmo no 10.7 e 10.8, já que eles não possuem mais o suporte ao Rosetta, sendo a melhor opção o Mame OS X para estes sistemas.
Para jogar os títulos, é necessário conseguir a Rom do jogo desejado e colocar na pasta Roms localizada na sua pasta de usuário ou escolhendo a mesma pela opção Preferences. Importante lembrar que sendo um emulador ele foi desenvolvido via tentativa e erro e por isso pode não funcionar tal jogo ou certa configuração. Esta regra é válida para qualquer emulador
Atualmente existem emuladores de diversos aparelhos. Desde computadores antigos e calculadoras aos tradicionais consoles de videogames. Com a aproximação do hardware de computadores e dos consoles domésticos, a possibilidade de emulação dos mesmos é tecnicamente viável.
É tecnicamente porque o processo de emulação funciona de forma a simular o funcionamento de um hardware e código diferente em um sistema e por isso consoles mais simples das eras 8, 16, 32 e 64 bits possuem um desempenho melhor que consoles 128 bits, pois quanto mais complexo é o sistema, mais pesado será a sua emulação.
Porém esta regra muda para consoles de arcades ou fliperamas, pois normalmente eles utilizam processadores simples e rotinas comuns para os diferentes fabricantes (um exemplo é o jogo Marvel Super Heroes que foi a base de rotinas e códigos para os outros jogos da serie até o Marvel vs SNK, outro exemplo são os jogos das series Garou Mark of Wolwes, The King of Fighters e Art of Fighting que usam a mesma base).
Por isso, jogos de luta, shooters, ação e aventura possuem uma emulação praticamente perfeita nos computadores atuais, já que boa parte além de ter um hardware mais modesto, também possui rotinas comuns.
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