"O mIRC segue firme e forte com suas salas de bate papo online e seu serviço compartilhador de arquivos."
Por Andre Alencar
Atualizado em 12/06/24
3 minutos de leitura
Índice
ToggleO mIRC talvez seja um dos mais famosos, senão o mais lembrado, cliente de IRC que se tem notícia. Contemporâneo de outros programas de bate-papo online, como ICQ, ele viu seu declínio com o MSN Messenger, mas nunca saiu da ativa de verdade. Milhões de pessoas ainda usam suas salas de bate-papo anualmente, provando que o mIRC ainda morreu, mesmo com seus 20 anos idade!
Muito da cultura de bate-papo online que se tem hoje em dia se deve ao mIRC, como suas salas de chat online, gerais ou privativas. Mas se engana quem acha que esse programa se restringe a esses fins. O envio de arquivos e o compartilhamento P2P pela rede IRC ainda funciona com a mesma estabilidade e eficiência de sempre!
Como Baixar mIRC para Windows
Clique em nosso botão de download para baixar a versão mais atual do cliente de IRC mais famoso de todos os tempos, agora completamente compatível com o sistema operacional Windows 8.
Basta dar um duplo clique sobre o ícone do arquivo de instalação e realizar o setup do programa. Você poderá ao final da instalação, definir um Nick (apelido) para você ser reconhecido em salas de bate-papo. Esse Nick pode ser modificado ou registrado no Menu Commands.
Para se familiarizar com o mIRC, você pode se conectar ao servidor padrão do programa, bastando clicar no ícone de Raio para uma conexão instantânea. Em poucos instantes uma janela com canais disponíveis será exibida. Basta escolher qualquer um deles até encontrar alguma sala com usuários para começar um bate-papo online.
Existem uma infinidade de sites especializados em troca de informações e arquivos entre usuários da web, com suas próprias regras de transferências e especialidades, basta fazer uma busca rápida para encontrar servidores dedicados a canais de chat online via mIRC cujo objetivo é compartilhar filmes, baixar músicas e muito mais.
Para começar a conversar no mIRC, você pode digitar na sala geral para que todo mundo leia o que você está escrevendo, ou dando um duplo clique sobre o Nick de alguém na coluna da direita. Isso abrirá uma sala privativa (PVT), em que apenas você pode se ler.
Para trocar arquivos com outra pessoa, você só precisa acessar o Menu Tools > Send File. Isso abrirá ao outro usuário a opção de aceitar seu arquivo e escolher a localização de download. Por causa do tipo de conexão, as velocidades de transferência chegam a ser superior a de programas como BitTorrent, algo muito útil na era da Internet discada.
Existem diversas outras maneiras de interagir com canais de bate-papo online abertos, ou mesmo outros usuários, mas a maioria dessas interações depende de códigos de comando. Para facilitar sua compreensão, o mIRC possui um editor de atalhos e códigos, acessível através do Menu Tools > Scripts Editor. Você pode não apenas verificar os scripts já programados como também modificá-los para melhorar sua experiência e personalização.
Para facilitar o acesso aos comandos e opções de interação, o mIRC possui uma barra de atalhos com suas principais funções, das quais destacam-se:
Apesar de seu declínio após o surgimento de programas dedicados para chat online, como MSN Messenger e ICQ, e de troca de arquivos entre usuários, como o eMule e o Ares Galaxy, o mIRC nunca saiu realmente de cena.
Suas conexões diretas com servidores dedicadas ao sistema de IRC de comunicações fazem dele um programa ideal para quem busca rapidez e estabilidade na hora de criar uma sala de bate-papo e transferir arquivos de maneira segura.
Mesmo requerendo um certo nível de conhecimento de seus comando e códigos, basta um tempo de dedicação e esforço para dominar seus atalhos e opções e logo descobrir todo seu potencial e poder realizar o chat online com seus amigos e usá-lo como um poderoso compartilhador de arquivos.
Parte do declínio do mIRC se deu por conta da complexidade das suas ações, chegando a ser realmente complicado. Hoje em dia, com programas e aplicativos simplificados de bate-papo, como Whatsapp e o Facebook Messenger, e a ampliação de programas como uTorrent, poucos usuários modernos se sentirão atraídos a usar o mIRC.
Além disso, mesmo que seu trial de 30 dias seja completo, você precisará de uma licença paga para utilizar o mIRC após esse período, fazendo dele um programa antiquado e obsoleto nos tempos modernos.
Alguns outros programas da rede IRC, como o Cyberscript, ainda tentaram se renovar com mais opções ao usuário, como MP3 Player embutido e configuração de skins, mas seu apelo maior ainda fica aos nostálgicos e saudosistas da época da internet discada.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...