Por Kellyton Fernando Moreira
Atualizado em 15/06/24
1 minuto de leitura
Last.fm é um site de música fundada no Reino Unido em 2002. São mais de 40 milhões de usuários ativos com base em mais de 190 países. A página usa músicas do seu sistema de recomendação chamado “Audioscrobbler” e constrói um perfil detalhado do gosto musical de cada usuário através da gravação de detalhes das músicas que o usuário escuta.
Estas músicas do sistema de recomendação podem ser tanto de estações de rádio da Internet, como do computador do usuário ou dispositivos de música portáteis. Esta informação é transferida para a base de dados do Last.fm (“scrobbled”) ou através do leitor de música em si ( Spotify , Amarok ) ou através de um plugin instalado do leitor de música.
Os dados do perfil são exibidos na página do usuário. O Last.fm oferece diversas características de redes sociais e podem recomendar e tocar artistas semelhantes aos favoritos de outros usuário.
Inicialmente, os usuários são capazes de criar estações de rádio personalizados e listas de reprodução, ouvir algumas faixas individuais e fazer download se o detentor dos direitos autorais previamente autorizar. No entanto, a possibilidade de ouvir estações de rádio personalizadas foi retirada, em 17 de novembro de 2010.
Para os usuários que vivem fora do Reino Unido, EUA e Alemanha, o serviço de rádio exige uma assinatura para 3,00 € por mês após um período gratuito de teste, mas desde outubro 2010, os inscritos foram reembolsados devido à remoção das estações personalizadas.
Sem resultados
ResetCarregando download...