Por Renato Mendes Feitosa
Atualizado em 13/06/24
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Irrlicht Engine é uma ferramenta multiplataforma de alta performance 3D com código aberto escrito em C++ e também disponível para linguagens .NET. É um poderoso API de alto nível para criar aplicações 3D e 2D como jogos e visualizações científicas. Ela vem uma excelente documentação e integra todos os melhores recursos para representações visuais, como sombras dinâmicas, sistema de partículas, animação de personagens, tecnologia para ambientes internos e externos e detector de colisões. Tudo acessível através da interface em C++ bem desenhada, que é extremamente fácil de usar.
O programa possui um Renderizador em tempo real em 3D que usa Direct3D e OpenGL e que funciona perfeitamente, independe da plataforma. Ele conta ainda com um sistema 2D GUI bem fácil de usar com botões, listas, caixas de edição etc. Você pode importar direto de texturas do tipo: Windows Bitmap (.bmp), Portable Network Graphics (.png), Adobe Photoshop (.psd), JPEG File Interchange Format (.jpg), Truevision Targa (.tga), ZSoft Painbrush (.pcx) pois seu suporte à Unicode é de fácil localização. Irrlicht Engine é constantemente estendida com novos efeitos implementados como: Superfícies aquáticas reais; Sombras dinâmicas; Mapeamento de Parallax; e Animação de textura.
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