"Crie bancos de dados para organizar seus arquivos no Mac."
Por Italo Carvalho
Atualizado em 16/06/24
1 minuto de leitura
Índice
ToggleMuitos usuários sempre estão em busca de métodos para organizar suas coleções, ou mesmo uma forma para acessar alguns dados de maneira mais simples. O iDatabase é um simples aplicativo para Mac que permite criar e editar bancos de dados pessoais, facilitando o acesso do usuários a algumas informações sobre suas coleções de filmes e livros, por exemplo.
O arquivo disponibilizado está no formato de Imagem de Disco – DMG – que é automaticamente reconhecido pelo sistema. Ao executá-lo, o sistema fará uma leitura desta imagem e abrirá uma janela no Finder com o ícone do programa. Clique sobre o mesmo ou simplesmente arraste-o para a pasta de Aplicativos, tornando possível sua execução através do Launchpad.
Na primeira janela exibida logo após a execução do programa, clique na opção Not Yet para acessar a tela principal do aplicativo. Para criar seu primeiro banco de dados clique no botão +, no canto inferior esquerdo, defina um nome para o mesmo e o tipo de tema que deseja utilizar, bastando clicar em Create para que o banco seja criado.
Uma vez no banco recém criado, clique novamente no botão + para adicionar os elementos ao seu banco. Se for um banco de livros, por exemplo, é possível adicionar título, capa, autor, uma data – de lançamento ou de aquisição, tags, notas e até mesmo preencher um campo com um breve Review desse livro.
Para acessar a lista, ou para criar novos bancos de dados, selecione a aba Open, na parte superior e, para acessar qualquer um dos bancos listados, clique na opção Use. Na aba Define, o usuário pode renomear ou remover os campos existentes, assim como adicionar novos campos, personalizando o banco de dados de acordo com suas preferências.
O iDatabase possui uma interface amigável e uma funcionalidade capaz de agradar muitos usuários. Infelizmente, esta é apenas uma versão de testes do aplicativo, que disponibiliza trinta dias para seus usuários. Após este tempo, é preciso pagar cerca de quarenta reais para continuar com a utilização do programa.
Sem resultados
ResetCarregando download...