Por Italo Carvalho
Atualizado em 20/06/24
2 minutos de leitura
Índice
ToggleHotShots é um programa que surge como uma alternativa para quem gosta de fazer screenshots. Como recursos extras, o Hotshots apresenta a possibilidade de enviar as imagens diretamente para serviços de armazenamento de imagens – como o Imageshack e o Imgur -, além de permitir o compartilhamento direto por FTP.
O processo de instalação é bem simples. Depois de baixar o arquivo disponibilizado, execute-o e clique em Next nas primeira tela. Em seguida, clique em Install e aguarde enquanto o procedimento é realizado antes de clicar novamente em Next. Na última tela, marque a opção que surge e clique em Finish para executar o programa.
Todas as opções do HotShots podem ser acessadas através de um menu superior, sendo as últimas cinco opções referentes à captura de tela em si. O primeiro ícone permite capturar a tela em sua totalidade, o segundo permite capturar as telas de diferentes monitores simultaneamente – para os que usam mais de um monitor.
Já os três ícones em seguida são para janelas, sendo o primeiro – e terceiro da lista – para capturar uma janela específica, o segundo para demarcar uma área retangular que será capturada e o terceiro – e último da lista – para desenhar à mão livre a área que você deseja fazer o screenshot.
Logo abaixo encontramos o campo de “Parâmetros”. Aqui temos 4 opções: Caminho de Saída, Modo de Captura, Atraso na Captura de Tela e Após a Captura de Tela. Na primeira opção, o usuário selecione o local de saída do screenshot, em outras palavras, a pasta ou diretório onde este será salvo.
Modo de captura permite reconfigurar a área salva da tela. Por padrão a opção “Capturar a Tela” é a pré selecionada, mas você pode alterá-la, permitindo capturar imagens de todas as janelas abertas, de uma janela específica, de parte da janela ou de uma área delimitada – na prática, isto funciona de modo idênticos as opções mencionadas anteriormente.
Se for necessário criar um atraso na captura, vá até o campo de mesmo nome e selecione o fator de atraso. O ideal é que este seja um número entre 1 e 10, mas é perfeitamente possível inserir valores maiores, até o máximo de 99. Agora é só decidir o que fazer com a imagem.
No campo “Após a captura de tela”, o usuário pode configurar o programa para salvar automaticamente a imagem, perguntar ao usuário onde salvá-la ou iniciar o editor de imagens para que você mesmo realize pequenas correções.
Nas preferências do programa é possível ajustar atalhos para cada um dos tipos de capturas e até adicionar pequenos efeitos, além de ajustar os serviços de nuvem que o mesmo suporta. Apesar de um visual simples, o HotShots não é muito usual, uma vez que suas funções não estão muito explícitas em sua tela principal.
HotShots é uma ferramenta para captura bem interessante. Embora possua uma interface própria, é possível minimizá-lo na barra de tarefas e utilizar algumas de suas funções por meio de atalhos no teclado. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa para visualizar uma lista de ações seguidas das suas respetivas hotkeys.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...