"Crie menus de ajuda para seus softwares e personalize da maneira que preferir."
Uma área subestimada nos softwares é a onipresente Help, ou Ajuda em bom português. Ela é essencial para que usuários de novos softwares possam tirar suas dúvidas quanto ao funcionamento de certas ferramentas, opções e configurações. Neste sentido HelpScribble funciona como uma ferramenta para que programadores possam desenvolver arquivos SHG.
Para construir arquivos de ajuda do Windows, é necessário saber quais são os componentes de um arquivo de ajuda. Você tem três arquivos básicos que são parte de cada arquivo de ajuda: o arquivo de projeto da ajuda(.HPJ) o arquivo de conteúdo da ajuda(.CNT) e o arquivo(.RTF) que contém o texto de ajuda propriamente dito. O arquivo de projeto e o arquivo de conteúdo são ambos arquivos texto.
A interface do programa é bem simples e lembra bastante a de softwares das versões antigas do Windows – notadamente XP. A primeira coisa que o usuário precisa fazer é criar um novo arquivo, renomeá-lo e salvar no local de sua preferência. Em seguida crie um novo tópico ou insira um previamente existente.
O processo é simples, mas requer certo conhecimento das extensões SHG, de Delphi ou C++. Assim será possível criar árvore de conteúdo, navegação seqüencial e demais formatações encontradas comumente nos menus de ajuda dos programas.