Por Romulo Vercosa
Atualizado em 16/06/24
1 minuto de leitura
Copiar discos CD/DVD tornou-se algo tão rotineiro que ate mesmo uma criança é capaz de realizar a tarefa. Já quando o assunto são os discos do PC (ou diretórios) a coisa muda um pouco. O grau de complexidade exigido pela tarefa é tanto que o uso de softwares como o HDD Raw Copy Tool são essenciais para garantir não apenas a segurança dos dados transferidos para um trabalho mais rápido.
Como é de praxe neste tipo de software suas principais ferramentas estão localizadas numa única e diminuta janela. O usuário tem a opção de copiar todo o conteúdo do disco (primeira opção ATA) ou de selecionar somente um arquivo (opção Double Click ou FILE). Uma definida qual das opções escolher basta ir até o fim da janela e clicar em Continue. Selecione o diretório onde a copia será salva ou se preferir selecione a opção Double Click para escolher uma pasta.
Finalize clicando em Start e aguarde o fim do processo. Em nossos testes o HDD Raw Copy Tool mostrou uma desenvoltura poucas vezes vista num programa do gênero. Considerando que o mesmo é distribuído gratuitamente é de se imaginar o porque de não dispensar demais softwares e permanecer apenas com ele. Mas antes deste ato precipitado é preciso atentar para algumas limitações visíveis.
Apesar do amplo suporte oferecido – SATA, SCSI, SAS, USB, FIREWIRE, LBA-48, Flash Cards, SD/MMC, pen drives, SmartMedia, SSDs, etc – ele possui pouquíssimas funções. Não é possível por exemplo parar a cópia e reiniciá-la noutro momento, nem sequer visualizar os dados durante a transferência. Embora o usuário possa selecionar arquivos específicos para a gravação, esse sistema podia ser melhorado permitindo a escolha de mais de um arquivo.
Sem resultados
ResetCarregando download...