Por Pedro Yuri
Atualizado em 12/06/24
3 minutos de leitura
Índice
ToggleO Guitar Pro é uma ferramenta muito interessante para músicos, compositores e estudantes, principalmente guitarristas. Com ele, você pode aprender a tocar guitarra e outros instrumentos, tocar novas músicas, praticar exercícios e escrever e editar tablaturas e composições para vários instrumentos simultâneos, além de contar com uma ampla biblioteca de cifras e tablaturas dos mais variados estilos musicais.
Este ótimo utilitário serve de grande ajuda para músicos e produtores tanto iniciantes quanto profissionais. Para aqueles que estão aprendendo um instrumento, o Guitar Pro traz uma maneira dinâmica, interessante e eficiente de se aprender músicas, riffs, aprimorar e exercitar técnicas para turbinar sua performance musical.
Para aqueles que gostam de compor, criar e improvisar, o Guitar Pro permite que você escreva suas ideias nota a nota, em tablatura e partitura, podendo inclusive visualizar um teclado ou o braço do instrumento. Podendo exportar sua criação em formatos como .pdf, arquivos de texto, .MIDI e outros.
Você pode escrever suas composições e criar acompanhamentos para os seus improvisos com até seis instrumentos simultâneos, incluindo guitarra, violão, baixo, bateria, piano, teclado, instrumentos de sopro e até linhas vocais. Pode acompanhar músicas compasso a compasso e mexer nos timbres e efeitos de cada instrumento. Uma ferramenta essencial para os amantes da música!
Esta versão Trial do Guitar Pro naturalmente não inclui uma série de funcionalidades exclusivas da versão completa e possui várias restrições, mas mesmo assim ainda é possível realizar uma série de funções, trabalhar e se divertir com este excelente programa. Essencial para músicos iniciantes, amadores e até profissionais.
Apesar das limitações significativas da versão de testes, o Guitar Pro continua sendo de boa utilidade para o usuário. Aqui vamos ter uma visão geral de seus recursos e aprender algumas funções básicas desta versão gratuita do programa.
Nos dois primeiros ícones localizados no canto superior esquerdo da nova e ótima interface, ou no menu Arquivo, você pode abrir um dos arquivos de exemplo fornecidos pelo programa, são algumas músicas curtas em estilos variados como metal, rock, blues e clássico. Basta escolher uma das amostras para abrir a tablatura/partitura na tela.
É possível também criar um novo arquivo. Escrever uma música nota a nota, em vários instrumentos diferentes ao mesmo tempo. Este modo é excelente para quem deseja registrar suas idéias e criar acompanhamentos para seus improvisos. Até mesmo compor e gravar uma música inteiramente no programa!
Uma dica: No menu Visualizar, localizado na parte superior da tela, você pode clicar em Notas do Instrumento para exibir um braço de guitarra ou contrabaixo, um teclado ou um esquema de notas de percussão. Este recurso facilita e muito a criação e o acompanhamento de riffs e acordes. Também é possível exibir esta ferramenta com o atalho Ctrl + F6.
À esquerda da tela você acessa os menus do instrumento, no primeiro ícone você define aspectos como a duração de cada nota, compassos, tempo da música, técnicas e efeitos como se você realmente estivesse tocando. O segundo ícone serve para definir afinação e tipo do instrumento da faixa selecionada, o terceiro ícone serve para aplicar timbres e efeitos de amplificadores e pedais simulados pelo banco de sons do Guitar Pro, naturalmente este banco é limitado na versão de teste.
Na parte inferior da tela você tem acesso aos controles de reprodução da música aberta e de cada faixa de instrumento. Você pode editar volume, canais de áudio e equalizar o som, bem como utilizar a barra de espaço para as funções de Play e Pause.
Infelizmente a versão de testes não permite que o usuário abra arquivos além daqueles fornecidos pelo programa e nem salvar ou exportar suas criações, mas é excelente para criações e experiências breves, bem como para exercitar seus dedos acompanhando as amostras de músicas que o Guitar Pro disponibiliza.
Como Instalar Guitar Pro no Windows
Instalar o Guitar Pro no seu computador será um processo rápido e fácil. Basta clicar no link de download para baixar grátis o aplicativo de instalação. Ao final do download, dê um duplo clique no instalador baixado e siga as instruções.
Lembrando que esta versão do Guitar Pro é uma versão Trial, ou seja, uma versão gratuita para teste, com uma série de limitações e restrições de recursos presentes apenas na versão completa. Caso desejar, você pode comprar uma licensa junto ao fabricante, seguindo as instruções fornecidas no programa.
O Guitar Pro, em sua versão completa, possui uma série de recursos interessantíssimos no campo da importação e exportação de arquivos. Além de salvar suas partituras e tablaturas em arquivos de texto, você pode exportar suas músicas em MIDI, .wav e formatos da versão anterior (gp5) do programa. O Guitar Pro também é capaz de importar arquivos de MIDI, ASCII, MusicXML e até do programa Power Tab.
Outro recurso de sucesso do Guitar Pro é o Real Sound Engine, ou RSE, um simulador de sons que faz com que as trilhas de instrumentos do programa soem cada vez mais parecidos com instrumentos e amplificadores reais, contando inclusive com simuladores de amp’s e pedais consagrados. O RSE é excelente na hora de exportar uma música criada em formato de áudio.
O Guitar Pro é um programa excelente para quem deseja aprender a tocar um instrumento, melhorar e exercitar suas técnicas e até para escrever músicas. Sem dúvida é o mais completo entre as ferramentas deste tipo.
Apesar das muitas e significativas limitações da versão Trial causarem alguns inconvenientes, ainda é possível registrar e experimentar suas idéias, acompanhar bases criadas ou fornecidas pelo programa e até mesmo aprender a ler partituras e tablaturas, bem como conceitos como notas, acordes, escalas e tempos. Com certeza é um excelente programa, recomendado!
Sem resultados
ResetCarregando download...