Por Romulo Vercosa
Atualizado em 13/06/24
2 minutos de leitura
Nos dias de hoje, programas como o Gladinet são comuns, mas há alguns anos a coisa não era bem assim. Na década passada, o uso da internet não era sequer uma fração do que é nos dias de hoje. Não apenas no Brasil, mas em outras nações em desenvolvimento, o acesso a rede mundial de computadores era restrito a centros de ensino (universidades, faculdades, algumas poucas escolas particulares), grandes empresas privadas e estatais e ao setor terciário da economia (em menor escala). O número de usuários caseiros com acesso a rede era mínimo, e a conexão era lenta e instável, característica da internet discada.
Por isso mesmo, toda a informação produzida pelo usuário era mantida no próprio computador. Projetos, Artigos, Notas, Documentos, Dados pessoais: tudo era salvo na memória do computador ou armazenado em discos rígidos, os chamados disquetas. Entretanto, a internet popularizou-se, e com ela houve uma quebra de paradigmas. A rede tornou-se, aos poucos uma extensão da própria máquina e não tardou para que surgissem meios que permitiram aos usuários enviar e armazenar dados na rede.
O processo começou com as contas de e-mails. Logo surgiram os chamados HDs virtuais (rapidshared, 4shared, easyshared e outros) e mais recentemente, os blogs e sites de relacionamentos (Orkut, Hi5, Sonico). É claro que o computador pessoal ainda é o suporte mais comum para guardar as informações, mas há muito tempo, perdeu espaço para estas novas tecnologias.
São tantas as possibilidades que o usuário, por vezes, sente-se perdido. Por falta de organização ou mesmo por esquecimento, arquivos importantes são perdidos nesse mar de informação que cresce a cada dia. Para evitar esse tipo de prejuízo é necessário equipar as máquinas com softwares como o Gladinet.
Gladinet é um programa que realiza buscas e faz backups de arquivos online. Com Gladinet você estará sempre conectado àqueles arquivos que estão fora do seu computador. Uma vez instalado, ele gera um ícone na área de trabalho, que quando acessado, abrirá uma janela de onde é possível criar diretórios virtuais ou executar aplicativos online como os serviços do Google (GoogleMail, Google Talk, Google Picasa e outros).
Clique com o botão direito sobre o ícone do Gladinet e você terá todas as funções do programa bem na sua frente. Ele é rápido e garante resultados para o que propõe. É importante frisar que o Gladinet exige que você tenha uma conta Google ou Live de acordo com o serviço desejado.
Sem resultados
ResetCarregando download...