Por Kellyton Fernando Moreira
Atualizado em 14/06/24
3 minutos de leitura
A desenvolvedora de games Zynga desencadeou o que estava destinado a se tornar um fenômeno online: Farmville. O jogo possui milhões de usuários ativos mensais, dos quais muitos são totalmente viciados. Mas alguns jogadores estão aderindo a outro joguinho da mesma empresa chamado FrontierVille, um game com o tema “Wild West” (Velho Oeste para os brasileiros) que compartilha muitas semelhanças com Farmville.
O grande atrativo de FrontierVille para o Facebook são alguns detalhes destinados a incutir um senso maior de aventura no jogo. Se você já jogou Farmville, você estará em casa no FrontierVille. Muitos dos mecânicos permanecem os mesmos: você pode comprar sementes e colher culturas de plantas, de forma a maximizar a sua colheita, e os bônus verificar em intervalos regulares durante o dia.
Porém, algumas diferenças são fundamentais entre os dois. FrontierVille tem, obviamente, um tema diferente e original. Ele traz uma série de novas funcionalidades concebidas para ajudar a adicionar uma sensação de espontaneidade e uma melhor conexão social com os seus amigos no jogo.
Uma das maiores mudanças na FrontierVille envolve seus vizinhos. Em Farmville, quando você visita fazenda de um amigo virtual, suas ações potenciais são bastante limitadas – você não tem muitas possibilidades de se envolver com a propriedade de seu colega. Em FrontierVille essa dinâmica muda. Agora você pode realizar novas tarefas, como colher suas lavouras. Fazer isso dará ao jogador uma recompensa, e também ajuda a economizar tempo. Há uma ressalva: o seu amigo terá de aprovar suas ações antes que elas entrem em vigor, pois alguns jogadores preferem realizar suas tarefas por conta própria.
Outro elemento de jogo social interessante é a noção de “contratar” seus amigos, o que implica o pagamento de algum dinheiro no jogo para o companheiro colher suas plantas ou realizar outras tarefas. Na realidade, seus amigos não ficarão realmente sentados em seus computadores fazendo esse trabalho. Você irá apenas controlar seu avatar no jogo. Ao longo do tempo você pode acumular vários tipos de pontos de experiência, baseado em quanto você está comprometido com os seus amigos e o que conseguiu no jogo. Quanto mais pontos você tiver, mais “trabalho” você faz para seus amigos quando eles te contratam.
FrontierVille também oferece uma ênfase muito maior na história em si. Pouco depois de iniciar o jogo, você encontrará uma carta de seu noivo que está preso. O seu trabalho para construir a sua casa e jardim fará com que ele possa sair e se juntar a você. Uma vez que isso acontece, o casal poderá começar a ter filhos, definindo quais projetos exatamente você deseja a eles.
Os membros da família podem ser usados para ajudar a decorar a sua terra (o que soa um pouco estranho, eu sei), e também pode ajudar a acelerar o ritmo em que você coletar recursos como madeira. Além destes elementos da história, há também novas missões que são projetadas para ajudar a “misturar” o jogo. Por exemplo, o jogo pode instruí-lo a colher flores (algo que você normalmente não o faz) com a finalidade de fazer um bouquet para cortejar o seu cônjuge.
Um novo conjunto de funcionalidades oferece o que podemos chamar de “efeito do mundo da vida”. Em suma, são eventos que estão além de seu controle, que ajudam o mundo virtual se sentir mais vivo. Logado por alguns dias, você verá algumas ervas daninhas que crescem no jardim. Árvores crescem ao longo do tempo e, eventualmente, delas vão começar cair sementes, e mudas começam a crescer. Uma série de criaturas como cobras e ursos, por vezes, invade seu território. Eles nunca realmente prejudicam seu imóvel, mas drenam a energia quando o avatar está perto deles.
Quando começar a jogar FrontierVille notará que a Zynga integrou um sistema de convite especial que permite imediatamente convidar todos os seus amigos jogadores de Farmville para acompanhá-lo. A lógica é que pessoas que gostam Farmville provavelmente gostarão de FrontierVille.
Apesar das novas adições, em muitos sentidos, o game é mais do mesmo. O jogo ainda depende fortemente de tarefas repetitivas que são limitadas por tempo, e suas interações sociais com os amigos são assíncronas (em outras palavras, você não vai estar jogando ao lado de seus amigos ao mesmo tempo). Existe, obviamente, ainda um grande número de pessoas que gostam deste tipo de jogo. Mas esta mecânica está para ficar velha. Não fique surpreso se a Zynga vir outra indústria com um tremendo sucesso, na mesma magnitude que Farmville, para começar a misturar mais as coisas.
Sem resultados
ResetNo results available
ResetSem resultados
ResetCarregando download...