Por Anna Claudia Marcela
Atualizado em 21/06/24
2 minutos de leitura
Índice
ToggleO Photoshop ainda lidera a preferência dos usuários entre os editores de fotos; mas ele nem sempre é a melhor escolha. Como o Photoshop é um software pesado e com funções complexas, às vezes é melhor optar por ferramentas mais simples, para realizar edições com um grau de complexidade menor de maneira rápida. O Fotoshop Grátis é uma ótima opção nesses casos – o programa contém muitos recursos do Photoshop original e dispensa instalação, rodando direto no navegador.
Faça seu cadastro – informando nome, e-mail e senha – para poder salvar seu trabalho e poder retomar uma edição de imagem de onde parou, caso a conexão seja interrompida ou você tenha que sair. O programa é bem leve, consumindo muito pouco da memória do computador. Qualquer que seja a configuração do seu computador, o Fotoshop Grátis rodará sem problemas.
Para acessar a página oficial do Fotoshop Grátis, clique no “Acessar agora” acima ou abaixo do texto. O programa foi desenvolvido para funcionar em qualquer browser, seja Google Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Internet Explorer. Caso ele não abra imediatamente, instale ou atualize o Flash Player em sua máquina.
Logo ao abrir o programa, uma pequena janela será exibida com as opções “Nova Imagem”, para criar desenhos a partir do zero; “Abrir imagem do computador”; “Abrir imagem de uma URL” e “Abrir imagem da biblioteca”, que serve para selecionar imagens de outros sites como Facebook e Pixlr. Depois de definir a imagem a ser editada, use as ferramentas de edição do lado esquerdo da tela.
Em “Nova Imagem”, nomeie o arquivo e ajuste as predefinições de largura e altura. No centro da interface estará a imagem a ser editada e na lateral esquerda estarão dispostas todas as ferramentas para edição – borracha, caneta, lápis, carimbo, lupa e outras bastante familiares a usuários de editores de imagem.
Você encontra diversas opções para adicionar efeitos e aplicar filtros de alta qualidade na parte superior da tela. Quando escolher uma ferramenta, você pode alterar seu tamanho, opacidade e intensidade. Acima dessas, há ainda mais opções de aplicações, como giro, exposição, contraste etc.
Na lateral direita, há pequenas abas para melhor visualização de seu trabalho; em “Navegador”, controle o zoom da imagem; em “Camadas”, adicione e estilize máscaras de camadas. Caso você cometa algum erro, ou apenas queira verificar o andamento de seu trabalho, a opção “Histórico” permite voltar os processos ou desenhos feitos.
Você pode editar uma foto do seu computador, de uma rede social ou da internet (inserindo a URL da imagem). Depois de escolher a imagem, você pode cortar a imagem ou fazer distorções nela, usando as ferramentas na parte superior da interface.
Para girar a imagem em 180° ou 90°, na vertical ou horizontal, você deve clicar em “Imagem” e conferir essas e outras opções. Já a opção “Camadas” é idêntica à do Photoshop, para composição de camadas sobre a imagem. Em “Ajustes”, altere o brilho e contraste, matriz e saturação e, se preferir, ainda há filtros para usar em suas fotos.
Além das citadas, há muitas outras ferramentas úteis. Você pode corrigir ruídos, ajustar meio-tons, desfocar a imagem ou usar funções HDR para deixar suas imagens ainda mais estilizadas.
O Fotoshop Grátis é ótimo para quem não quem não possui uma licença Photoshop e para quem deseja uma alternativa um pouco mais simples, mas quase tão eficiente quanto. Quem já utilizou o Pixlr notará grandes semelhanças entre as interfaces dos dois programas e não terá dificuldade em manusear o Fotoshop Grátis; mas mesmo quem nunca utilizou não vai ter dificuldades, o programa é bem intuitivo e totalmente em português.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...