Por Amanda Maryelli Vaz
Atualizado em 14/06/24
2 minutos de leitura
Criar imagens vetoriais pode vir a ser uma tarefa bem exaustiva e complicada, já que além de demandar tempo é preciso ter um bom domínio de programas específicos a esse tipo de edição. Alguns bons exemplos são o Corel Draw, Adobe Illustrator, Inkscape que apesar de um ótimo padrão de qualidade, trazem comandos complexos o que exige do usuário uma certa especialização.
Os programas ditos simples indicados a criação de imagens vetoriais não oferecem recursos, assim sua criatividade fica limitada a edição de cliparts. Bom, esta era a situação que você enfrentava até ontem, antes de conhecer o e2vector.
Este novo aplicativo assume o meio termo combinando recursos avançados tais como camadas (layers) e curvas bézier com a facilidade de uso dos comandos diretos, próprio de softwares mais simples. O novo lançamento da Adobe AIR contém o algoritmo necessário para o reconhecimento e trabalho com os vetoriais.
A janela de abertura é dividida em três áreas. Localize na parte superior da tela os seguintes botões de ferramentas: informações, seleção (uma única ferramenta que equivale a três), texto, lápis, formas, importação e caneta. Na área mais escura é possível observar as características especificas de cada opção. Abaixo seguem as explicações sobre as ferramentas de seleção, pois são as únicas que apresentam algum grau de complexidade.
O botão das ferramentas de seleção apresentam diferentes flechas em sua composição, cada está relacionada a um tipo de seleção diferente:
Uma barra menor e mais escura situada à direita dos botões de ferramentas contém alguns seletores. De acordo com a ferramenta selecionada você obterá diferenças no resultado.
A maioria das ferramentas apresenta opções como cor de preenchimento, de contorno e espessura do contorno. Contudo, a ferramenta texto oferece um diferencial, dois seletores numéricos, localizados na extrema direita da barra:
A área de trabalho é a segunda. Este é o espaço em branco, onde você poderá desenvolver suas criações. A terceira área do e2vector ficará escondida até que a linha clara do canto esquerdo da janela seja selecionada. Esta é a área responsável pelas propriedades do desenho. Ali está a paleta de cores, os controles de posição e alinhamento de objetos, a lista de camadas e as ferramentas de filtros tais como: sombreado, brilho, desfoque e relevo.
Há também a possibilidade de se trabalhar com Scallable Vector Graphics – SVG. Importe um SVG para seu desenho e edite-o, ou crie um gráfico nesse formato a partir de um desenho desenvolvido ainda no espaço limpo do e2vector.
O programa permite o acesso à biblioteca de imagens do Creative Commons, através da ferramenta de busca na barra superior direita da interface. Na biblioteca, você encontra uma enorme quantidade de cliparts e vetores para usar em suas criações. O e2vector não lida exclusivamente com tabelas ou com textos. O aplicativo dá inicio a capacidade de a Adobe pode competir com o Java, até então principal ambiente de programas multiplataforma.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...