Por Amanda Maryelli Vaz
Atualizado em 14/06/24
2 minutos de leitura
Disk2vhd é um utilitário que cria um VHD, ou seja, um HD (disco rígido) virtual. Esse tipo de partição é ideal para ser usada nas chamadas máquinas virtuais. A grande diferença entre esse aplicativo e outras ferramentas criadoras de softwares virtuais é que você pode executá-lo em um sistema on-line.
Disk2vhd utiliza a capacidade do Windows Snapshot para criar listas instantâneas dos arquivos sempre que você desejar incluí-los em uma conversão. É possível até guardar os arquivos convertidos no disco (HD) local, mesmo que eles já tenham sido convertidos. Embora o desempenho do disco virtual seja melhor quando os arquivos convertidos são armazenados unicamente nele.
A interface do Disk2vhd lista os arquivos presentes no sistema, toda vez que ele é inicializado.
O software criará um HD virtual para cada HD local, conforme os arquivos que ali residem. Ele preserva as informações de particionamento do disco. Tudo que ele faz é criar uma copia virtual do conteúdo, ou seja, dos arquivos que foram elecionados no HD local. Isso permite que você especifique quais arquivos deseja virtualizar.
Porém, é importante lembrar que o disco virtual suporta uma capacidade máxima de 127GB. Caso você crie um VHD a partir de um disco local maior por inteiro essa virtualização não ficará acessível. Para utilizar os VHDS criados pelo Disk2vhd em uma máquina virtual é preciso detectá-los, ou seja, instalá-los a partir de um CD compatível.
No primeiro boot, a máquina virtual iniciará um exemplar de HD capturado do Windows. Logo em seguida a detectação e instalação do HD virtual, este processo será realizado automaticamente, assim como acontecerá com os drivers.
Caso os drivers necessários não estejam presentes, será preciso instalá-los através da máquina virtual. Também é possível anexar os VHDs usando o gerenciamento de discos do Windows.
Lembre-se ainda de utilizar os disco criados em um outro sistema operacional diferente do real. Ou seja, os VHDs são mais apropriados para máquinas virtuais, pois ao utilizá-los normalmente como discos locais seu Windows poderá entrar em conflito.
Funciona assim, ao utilizar um disco virtual como HD local, seu Windows irá detectá-lo como tal. Assim quando você desejar formatar o PC, a formatação comecará pelo VHD. Isso pode acarretar sérias falhas ao sistema devido a confusão na detecção.
Sem resultados
ResetCarregando download...