Por Willian Konnai
Atualizado em 16/06/24
1 minuto de leitura
Apesar de ser um protocolo antigo, o FTP ainda é um dos sistemas mais utilizados para a transmissão de arquivos na Internet, principalmente para o upload de arquivos em computadores remotos. O Cyberduck for Mac é um cliente de FTP para o Mac que permite a troca de arquivos de uma forma simples e direta.
O modo de uso é bem simples: basta efetuar o download do arquivo, descompactar e copiá-lo para a pasta Aplicativos (Applications). Depois, abra o aplicativo para o programa carregar automaticamente alguns serviços populares.
Ele tem pré-configurados os serviços Google Docs, Mirror Switch, Amazon S3 e o Rackspace, permitindo o acesso logo na abertura. O cliente ainda checa no utilitário Keychain quais serviços você utiliza e faz a configuração do mesmo. Ele ainda permite configurar endereços de servidores de FTP manualmente.
Este cliente é uma boa opção para quem troca arquivos diariamente e precisa fazer uploads de uma forma segura e pratica, principalmente agora que o 10.8 Mountain Lion removeu a opção automática de FTP do “Conectar ao Servidor” (Connect to Server).
Um dos objetivos da Arpanet, percursora da Internet, foi a troca de arquivos e informações entre os computadores dos departamentos de defesa e estado norte-americano. A ideia era de que no eventual caso de um ataque nuclear soviético estas informações e dados não fossem perdidos.
Passado os anos, o império vermelho caiu (ou melhor foi a falência) e este projeto militar foi integrado ao uso civil e hoje é um dos principais sistemas de comunicação do mundo, mas a necessidade básica de troca de arquivos ainda é o que move a Internet.
Um exemplo curioso da importância da Internet é que o serviço MegaUpload antes de ser fechado correspondia por cerca de 4% de toda a comunicação da Internet no seu sistema de uploads e downloads.
Sem resultados
ResetCarregando download...