Por Romulo Vercosa
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
Você acredita que seu antivírus é suficiente para protegê-lo de ameaças externas? Se a resposta for sim é provável que sua maquina esteja cheia de malwares, vírus, trojas e outros bichos desagradáveis. A verdade é que hoje, um único software de segurança já não é capaz de oferecer a mesma proteção de 2 anos atráz. Por isso é imprescindível o uso de ferramentas complementares como o Comodo Cleaning Essentials 64 Bits.
Comodo Cleaning Essentials 64 Bits é a versão para sistemas Windows XP, Vista e 7 de 64bits do poderoso pacote de ferramentas da Comodo. Ele apresenta em um único arquivo três soluções indispensáveis para melhorar a segurança da máquina, não apenas contra softwares maliciosos, mas contra eventuais panes nativas do próprio sistema. Leve, ele pode ser levado num pendrive e executado sem a necessidade de instalação.
A primeira das solução é o Autoruns. Com ele o usuário é capaz de identificar quais aplicações inicializam juntamente com o Windows. Pode parecer bobagem saber tais coisas, mas dependendo da quantidade isto pode resultar em lentidão, não apenas ao iniciar, mas durante todo o ciclo de operações da máquina.
A segunda solução, é divida em três categorias bem distintas: Smart Scan, Full Scan e Custom Scan. A primeira delas, Smart Scan, realiza pequenas analises naquelas áreas onde é mais comum encontrarmos ameaças. Isto possibilita uma varredura rápida, mas de resultados pouco confiáveis. Full Scan, a segunda das três opções é mais completa e também mais demorada.
Varrendo cada canto do computador, ele é capaz de identificar ameaças que o próprio antivírus não conseguiria. Tamanha precisão tem um preço, o processo é tão demorado que leva mais de uma hora para ser concluído. Além disto, ele consome muitos recursos da máquina tornando o uso de aplicações simples, como o Word, por exemplo, praticamente impossíveis.
A terceira opção é a Custom Scan, que como o próprio nome já diz, possui a vantagem de ser customizável. Basta marcar as opções existentes (Memory, Critical areas, Hidden registry e Hidden files), selecionar o diretório analisado e clicar no botão Scan. É o meio termo das outras duas: mais rápida que a Full e mais precisa que a Smart.
Já a última das ferramentas do pacote é o chamado KillSwitch ou ‘mata-processo’. O nome vem da sua principal finalidade, encerrar todo e qualquer tipo de processos (até mesmo os ocultos) do Windows, gerando maior ganho de estabilidade para o usuário.
Sem resultados
ResetCarregando download...