Por Pedro Yuri
Atualizado em 14/06/24
1 minuto de leitura
CinePaint é uma nova experiência em edição de filmes, totalmente diferente do que você pode estar acostumado. Entretanto, se você entender como usar o Adobe Photoshop e como digitalizar slides de 35mm, então você já entende os fundamentos deste aplicativo.
O usuário pode retocar minúsculos slides ao invés de imagens de filme, digitalizando os mesmos e armazenando em uma pasta com várias imagens numeradas seqüencialmente. Em um estúdio de Hollywood o CinePaint é a última ferramenta para ajuste de frames à mão.
Uma equipe de “dust-busters” (retocadores) pode clicar em cada quadro do filme procurando defeitos e encobrindo-os utilizando a clonagem do frame anterior, realizando assim uma cuidadosa restauração de alta resolução nas imagens.
Diversas empresas do segmento de design já adotaram o CinePaint para o desenvolvimento de seus projetos, dentre elas: DreamWorks Animation, Sony Pictures Imageworks e a poderosa Apple.
Para instalar esta poderosa ferramenta no seu Linux, baixe seu arquivo e descompacte o mesmo em um diretório de sua escolha e navegue até esta pasta utilizando um terminal. Feito isso, execute os comandos “./configure”, “make”, “sudo make install” e “export LD_LIBRARY_PATH=/usr/lib/local”. Lembrando que será necessário uma lista enorme de bibliotecas para que sua aplicação seja instalada com sucesso.
Dependências:
Gcc, automake, g++, libfltk1.1-dev, libgtk2.0-dev, zlib1g-dev, libjpeg62-dev, libpng12-dev, libtiff4-dev, libopenexr-dev, libxpm-dev, libgutenprint-dev, libgutenprintui2-dev, liblcms1-dev, pkg.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...