"Distribuição nacional do Linux baseado no Knoppix."
Por Willian Konnai
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
Índice
ToggleO Big Linux é uma versão nacional do Linux que foi desenvolvido pelo brasiliense Bruno Gonçalves em 2006 que tem por base o Knoppix / Debian. Como outras distribuições Debian, seu sistema de pacotes é baseado em arquivos .deb, e repositórios de distribuições Debian populares como o Ubuntu são compatíveis.
Esta distribuição e fortemente voltada para o usuário final, possuindo programas como suítes de escritório, programas gráficos, players multimídia, navegadores e comunicadores instantâneos e editores diversos. Logo quando é inicializado o boot pelo CD, o sistema apresenta opções de seleção de idiomas para iniciar o instalador: Português ou Inglês, e inicia o processo de carregamento do sistema.
Terminada esta etapa, o Big Linux apresenta 2 opções principais: o boot via Live-CD que é uma amostra dos recursos do sistema sem alteração no computador e o instalador em sí. A opção de Live-CD é indicada para aqueles que desejam conhecer os novos recursos da distribuição antes de instalar ou mesmo como sistema para recuperação de um computador com o sistema (seja Windows ou Linux) corrompido.
A opção de instalação apresenta algumas novidades em relação aos instaladores de outras distribuições Linux: o 1º diferencial é um sistema de checagem de requisitos no qual ele checa a presença de conexão de Internet e espaço em disco. O Big Linux requer 5 Gb de espaço livre para a instalação ou ele não prosseguirá.
O seu particionador de disco é simples e prático apresentando apenas duas opções para a ação: automática onde o sistema vai realizar todo o procedimento de particionamento do disco sozinho e manual, onde você pode configurar da forma que preferir.
Outro diferencial é que durante a cópia dos arquivos, o instalador executa aquela perguntas tradicionais de nome de usuário, fuso horário, idioma, nome de rede entre outros otimizando todo o tempo de processo onde normalmente você ficaria esperando o instalador copiar todos os arquivos para começar essa sessão de “interrogatório”.
Ainda perto do final da instalação, o instalador ainda oferece opções de instalação de perfis predefinidos como servidores de email, banco de dados, estação de trabalho, desenvolvimento, notebook, cada qual com suas configurações específicas e componentes.
O Big Linux é uma das poucas distribuições nacionais que possui personalidade própria e conceitos e padrões encontrados em outras distribuições peso-pesado como o Ubuntu, Fedora, Mandriva e Suse, e mesmo assim consegue se diferenciar no oceano de distribuições que é o Linux.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...