Por Fabio Veloso
Atualizado em 22/06/24
2 minutos de leitura
Índice
ToggleHoje a comunicação online está cada vez mais fácil, e a cada dia surgem novas maneiras de interação com outros usuários. Atualmente temos mensageiros instantâneos como o WhatsApp e o Viber que permitem aos usuários de smartphone conversarem em qualquer lugar, a custo praticamente zero; mas quem utilizou a internet antes da popularização das redes sociais e dos messengers deve lembrar que há alguns anos as salas de bate-papo eram a principal maneira de encontrar amigos e conhecer gente nova.
O Orkut veio e se foi, o Facebook está mais popular do que nunca, mensageiros multiplataformas como o Skype e o WhatsApp crescem no mercado, cada vez ganhando mais incrementos, mas o bate-papo mais popular do Brasil, o Bate-Papo UOL, continua firme e forte na ativa.
Criado nos anos 1990, quando o acesso à internet no Brasil ainda era privilégio de poucos, o Bate-Papo UOL dividia espaço com alguns clones e com o IRC, que oferecia vastas opções de personalização – e até de compartilhamento de arquivos -, mas que era complicado demais para o usuário padrão. Com foco na simplicidade, o chat UOL pedia apenas que você escolhesse um nickname e uma sala para entrar. A simplicidade permanece até hoje e é o grande trunfo do bate-papo UOL.
Clique no botão de download localizado nesta página e você será redirecionado para o serviço. Uma vez lá dentro, basta navegar pelas opções do site, selecionar uma sala e iniciar sua conversa.
Existem duas seções principais de salas, exibidas na página inicial do Bate-Papo UOL: as salas em destaque e as salas divididas por temas. Caso selecione as salas em destaque, você irá diretamente para a página de identificação da sala, onde basta adicionar um nickname e escolher uma cor para entrar; caso decida por uma sala temática, você será direcionado para uma nova página onde deverá escolher uma das salas disponíveis. Novamente, adicione um nick e escolha uma cor e depois clique em “entrar”.
Pronto! Agora você está dentro da sala e poderá interagir com a galera. Do lado direito você tem acesso a uma lista com todos os contatos da sala. Clique no contato com o qual deseja conversar e ele aparecerá em forma de aba na parte inferior. Qualquer mensagem digitada irá automaticamente para a pessoa selecionada. Caso queira falar algo de forma reservada, clique em “reservadamente”, localizado na parte inferior esquerda. Falando de maneira reservada, somente a outra pessoa poderá ler o que você mandou. Embaixo você poderá usar diversas emoções para ajudar a expressar seus sentimentos. Além disso, é possível iniciar um bate-papo com webcam entre você e a outra pessoa.
Dentro da sala, além de conversar, é possível fazer outras atividades paralelas. Você pode acessar notícias breves e escutar música diretamente da sala em que você está. A primeira As notícias aparecem na parte superior da tela; as músicas, ao clicar no botão “ouça a nova rádio UOL”. Escolha um dos temas musicais e uma janela abrirá, executando faixas relacionadas ao estilo.
Fora das salas de conversa, o Bate-papo UOL fornece também notícias variadas que podem ser acompanhadas na página inícial do site. Elas são atualizadas constantemente e podem ser acessadas apenas com um clique em cima de cada matéria.
Não é à toa que o Bate-Papo UOL se mantém firme como um dos sites mais acessados do país. Sua fórmula simples parece não ter envelhecido mal – até hoje o serviço ostenta salas lotadas -, porém, não podemos deixar de perceber o grande número de bots disfarçados de usuários que espalham links maliciosos nas salas de chat, o que acaba afastando público.
O Bate-Papo UOL ainda diverte? Sim! Bastante, se levarmos em consideração que gerações de mensageiros instantâneos apareceram e não o extinguiram. O Bate-Papo UOL é um dos poucos lugares onde você pode entrar sem cadastro e falar com completos desconhecidos. Essa possibilidade de falar dos assuntos mais variados, com gente do Brasil inteiro, sem se expôr, além da própria simplicidade do serviço, garantem a sobrevivência do chat mesmo em tempos de Facebook, WhatsApp e Snapchat.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...