Por Pedro Yuri
Atualizado em 14/06/24
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Autodesk Maya é uma poderosa ferramenta de arquitetura aberta para modelagem 3D, animação, efeitos visuais e renderização. Todo o trabalho pode ser codificado ou programado utilizando uma Interface de programação de aplicatrivo completa e bem documentada, ou as linguagens de script Maya Embedded Language (MEL) ou Python. Com este nível de liberdade combinada a uma das principais coleções de ferramentas 3D, o usuário (ou artista) pode utilizar sua visão criativa para projetos de cinema, televisão, desenvolvimento de jogos e design. Se você sempre desejou criar seus próprios personagens, então essa é a chance.
Com o programa você pode criar personagens mais realistas utilizando deformações de pele de uma forma mais rápida. O programa também possui um conjunto de ferramentas comprovadamente intuitivas para a criação e edição de malhas de polígonos, junto com a capacidade de visualizar um preview ou processar as malhas subdivididas suavemente enquanto se edita um proxy de baixa resolução.
O software oferece uma rica lista de recursos para modelagem 3D, incluindo NURBS, subdivisão de superfícies e um conjunto de ferramentas extensivas para polígonos. Maya oferece dois métodos para a criação de superfícies lisas (como as de uma peça de metal), NURBS e Subdivisão de Superfícies Hierárquica, que podem ser moldadas matematicamente utilizando vértices de controle relativamente fáceis.
A subdivisão de superfícies pode ter diferentes níveis de detalhes em diferentes regiões, permitindo que o usuário adicione complexidade apenas quando necessário. As superficies NURBS podem ser inscritas, independentes, alinhadas, costuradas, estendidas, em filetes, ou reconstruídas em um alto grau de controle sobre paremetrização e continuidade.
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