Por Pedro Yuri
Atualizado em 14/06/24
2 minutos de leitura
Índice
ToggleAo trabalhar com documentos digitais, o PDF (Portable Document Format) é o formato mais viável e seguro por uma série de fatores. Para desfrutar de todas as vantagens que esse formato de texto tem a oferecer, você precisará de um bom leitor de PDF, como o Adobe Reader, desenvolvido por ninguém menos do que os próprios criadores dos arquivos PDF.
O Adobe Reader se destaca principalmente por recursos que garantem a total segurança de seus documentos: assinatura digital com proteção de senha, preenchimento de formulários e um poderoso método “sandbox” que diminui os riscos de pessoas mal-intencionadas acessarem um documento.
Além de garantir sua segurança, o leitor possui várias ferramentas úteis, como adição de notas e comentários em páginas específicas, compartilhamento fácil de documentos por e-mail, criação de arquivos PDF e, nas versões pagas, conversão de PDF em Word ou em arquivo do Excel.
Para baixar a mais nova versão do Adobe Reader, clique no link de download desta página. Ao fazer isso, o arquivo de instalação do programa será transferido em instantes para seu computador. Depois de abrir o executável, ele irá baixar as últimas atualizações e instalar automaticamente.
Uma das coisas que mais incomodavam os usuários nas versões anteriores era o fato de o programa ser muito pesado, travando máquinas com menos memória, mas isso não é mais um problema. Em sua versão 11.0, o software está mais leve do que nunca. Ao executá-lo, você não precisará mais esperar horas para o programa abrir.
Ao abrir o Adobe Reader, o programa apresentará atalhos para as principais funcionalidades do programa, como abrir um arquivo PDF, compartilhar arquivos por e-mail e assinar documentos. As demais opções, como converter PDF em arquivos do Word ou criar arquivos em PDF, só podem ser acessadas com uma assinatura do programa, feita pelo site do fabricante.
Lembrando que ao instalar o leitor todos os arquivos em PDF encontrados em seu computador serão associados automaticamente ao programa. Dessa forma, basta abrir o arquivo em questão para que o programa seja iniciado.
A aba na parte de cima do programa possui a ferramenta de zoom, que permite ajustar o tamanho da página, baseado em porcentagem, ou mostrar o tamanho real do documento. Para uma melhor leitura, ajuste para a largura da página e ative o modo de leitura, que esconde as barras de opções e deixa apenas a folha.
Adicionar assinaturas digitais aos seus arquivos em PDF é de suma importância. Com isso, é possível validar documentos oficiais como atas, contratos, certificados e diplomas com um visto virtual, o que tornará seu documento legítimo e legal. Além disso, para que esses documentos estejam seguros, é possível limitar o acesso a eles por meio de uma ID Digital.
Em sua mais nova versão, novos recursos foram implementados às anotações. Para acessá-los, clique em “Comentários”, na parte superior direita e acesse a aba “Anotações”. Ali você encontrará notas autoadesivas e ferramentas para realce de texto, inserção de comentários e anexação de arquivos, entre outras opções.
Usando o serviço “SendNow”, compartilhar arquivos PDF por e-mail ficou muito mais simples com o Adobe Reader. Além de enviá-los para uma pessoa, você poderá enviar para um grupo inteiro, tudo de forma automática. Se o arquivo não for muito extenso, você pode simplesmente anexá-lo a um e-mail e agilizar o processo.
Sem resultados
ResetNo results available
ResetSem resultados
ResetCarregando download...