Por Jardel Aragao
Atualizado em 12/06/24
2 minutos de leitura
Você acredita no amor? No mundo em que vivemos hoje pode parecer difícil, mas um homem uma vez acreditou tanto em um amor que o imortalizou através do tempo. E não estou falando do personagem, mas sim do grande escritor italiano Dante Alighieri, que ao escrever A Divina Comédia tornou mundialmente conhecida uma das mais belas histórias de amor de todos os tempos, a sua.
Dante ainda criança, na pequena cidade de Florença onde havia nascido, conheceu uma garotinha e foi amor a primeira vista. Os dois cresceram e moravam relativamente perto, de modo que Dante pôde acompanhá-la durante toda a adolescência, porém ao longe. O rapaz era tímido e nunca teve coragem de declarar o seu amor. Certo dia acordou sobressaltado por um pesadelo horrível que havia tido, e espantou-se ainda mais ao ver a mãe sentada ao lado em sua cama. O jovem havia sonhado com a morte da amada, a quem nunca teve coragem de revelar os verdadeiros sentimentos.
Antes tivera sido só um sonho, sua mãe estava ali, para lhe dar a pior notícia de sua vida, a moça havia morrido ainda aquela manhã. Sem ter mais o que fazer, Dante Alighieri pois-se a escrever um extenso volume de livros, onde um homem é capaz de tudo para recuperar o amor perdido. Assim como na vida real a amada havia morrido, porem o personagem da Divina Comédia foi capaz de ultrapassar o inferno, o purgatório e céu para resgatar este grande amor.
Durante toda a história o bravo herói conhece, figuras importantíssimas da história como Homero o grande escritor grego que compôs obras como a Ilíada e a Odisséia, e ainda passou por inúmeras provações, conhecendo de perto o sofrimento dos pecadores no inferno, uma das partes mais interessantes do livro. Outros personagens bíblicos fazem parte desta história, a exemplo de Judas e Lúcifer, dentre outros. Será que o jovem será capaz de reaver o amor de sua amada ao contrário do que aconteceu a Dante? Leia e Descubra, esta é uma ótima tradução para o português. A história é toda narrada em versos e é indispensável a qualquer leitor que se preze.
“Dante, perdido numa selva escura, erra a noite e se perde. Saindo ao amanhecer começa a subir por uma colina, quando lhe atravessam a passagem, uma pantera, um leão e uma loba que o repelem pela selva…”
A Divina Comédia (do italiano “Comedia” ou “Commedia”, mais tarde batizada de “Divina” por Giovanni Boccaccio), escrita por Dante Alighieri entre 1307 e a sua morte em 1321, é um poema épico da literatura italiana.
Está dividida em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso, sendo a primeira parte constituída de 34 cantos e as outras duas de 33, fechando uma centena de cantos divididos em estrofes de três linhas, totalizando 14.233 versos.
A Divina Comédia é hoje a fonte original mais acessível para a cosmovisão medieval, que dividia o Universo em esferas geocêntricas, dividindo a Terra dos Céus pela órbita lunar. Você poderá aproveitá-la então, no formato virtual, totalmente completa!
Sem resultados
ResetNo results available
ResetSem resultados
ResetCarregando download...